Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Impacto da realidade virtual na intenção de compra de produtos turísticos

Autor
Silva, Ana Carolina dos Santos
Resumo
pt
O foco principal desta dissertação foi investigar o “impacto da realidade virtual (RV) na intenção de compra de produtos turísticos”. A Realidade Virtual oferece uma plataforma única para envolver os consumidores de maneira imersiva e influenciar as suas decisões de compra. O estudo baseia-se numa extensa revisão da literatura que abrange o comportamento do consumidor no turismo, o processo de tomada de decisão, os fatores motivacionais, os efeitos emocionais, a satisfação do consumidor e o papel da tecnologia no setor. Em particular, exploramos o uso da RV, a sua aplicação no turismo e o seu impacto no comportamento do consumidor. Analisou-se também como a qualidade da experiência virtual, a personalização, a duração da experiência e outros fatores relacionados podem influenciar a experiência e, consequentemente, a intenção de compra. Os resultados permitem afirmar que a realidade virtual impacta de forma positiva ou negativa a intenção de compra. Todos estes resultados permitem, não só, que o setor olhe para a RV como uma ferramenta de marketing potenciadora de vendas, mas também que reconheça as suas limitações de forma a retirar a melhor vantagem da mesma.
en
The main focus of this dissertation was to investigate the 'impact of virtual reality (VR) on the intention to purchase tourist products.' Virtual Reality provides a unique platform to engage consumers in an immersive way and influence their purchasing decisions. The study is based on an extensive review of the literature covering consumer behavior in tourism, the decision-making process, motivational factors, emotional effects, customer satisfaction, and the role of technology in the industry. In particular, the use of VR, its application in tourism, and its impact on consumer behavior. It was conducted an analysis on how the quality of the virtual experience, personalization, experience duration, and other related factors can influence the overall experience and, consequently, the intention to purchase. The results allow to state that virtual reality positively or negatively impacts the intention to purchase. All these findings not only enable the industry to view VR as an enhancer of sales but also to understand its limitations to make the most of it.

Palavras-chave

Intenção de compra
Experiências turísticas
Tourist experiences
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Realidade virtual -- Virtual reality
Purchase intent
Qualidade da experiência virtual
Efeitos emocionais
Personalização da experiência virtual
Duração da experiência virtual
Quality of the virtual experience
Emotional effects
Virtual experience customization
Duration of virtual experience

Acesso

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