Título
Impacto do web design no setor de vestuário
Autor
Nunes, Ana Filipa Viana
Resumo
pt
Encontramo-nos na era da informação (ou era digital), uma era em que o mercado
passou a valorizar a informação e a tecnologia e onde nasceu o e-commerce – uma
modalidade de comércio que ainda não parou de crescer desde que surgiu.
Nos dias de hoje, são muitas as pessoas que compram roupa online, o que torna
relevante tentar perceber de que forma pode ser criada a melhor experiência para o
utilizador de um website no setor de vestuário, questionando quais os pontos relacionados
com o web design da página que este mais valoriza e lhe conferem mais confiança para
realizar uma compra no website.
Com o objetivo de descobrir quais componentes do web design têm realmente impacto
na intenção de compra do consumidor, foi desenvolvido um modelo conceptual baseado
na literatura existente. Para testar o modelo criado, foi utilizado, como instrumento de
medida, um questionário quantitativo.
A sua análise inferencial revelou que, entre informação, fotografias ou recomendação
de artigos e gamificação, aquele que mais impacto tem na intenção de compra do
consumidor são as fotografias disponibilizadas e a clareza e segurança que elas
transmitem acerca do artigo a ser visualizado. Enquanto que, a gamificação não
demonstra ser um fator decisivo quando o consumidor pondera a compra de um artigo,
contrariando alguns estudos realizados em outros setores.
Os resultados demonstram a necessidade de continuar a investigar aquilo que o
consumidor valoriza para que as empresas não invistam tempo e dinheiro em
funcionalidades que não tragam um retorno no investimento realizado.
en
We are in the information age (or digital age), an age in which the market started to
value information and technology and where e-commerce was born – a type of commerce
that has not stopped growing since it emerged.
Nowadays, many people buy clothes online, which makes it relevant to try to
understand how the best experience can be created for the website user in the clothing
sector, questioning which points related to the web design of the website they value the
most and give them more confidence to make a purchase on the website.
In order to discover which components of web design really have an impact on the
consumer's purchase intention, a conceptual model was developed based on the existing
literature. To test the model created, a quantitative questionnaire was used as a
measurement instrument.
Its inferential analysis revealed that, among item information, photographs or
recommendation and gamification, the one that has the most impact on the consumer's
purchase intention is the available photographs and the clarity and security they convey
about the item to be viewed. While gamification does not prove to be a decisive factor
when the consumer considers the purchase of an item, contrary to some studies carried
out in other sectors.
The results demonstrate the need to continue to investigate what the consumer values
so that companies do not invest time and money in features that do not bring a return on
the investment made.