Título
Customer experience in luxury airlines: Global and segmented analysis by type of traveller and recommendation
Autor
Maldonado, Ana Carolina Batanete
Resumo
pt
A evolução da aviação de luxo é paralela a extensas transformações socioeconómicas e
tecnológicas na indústria aérea, desde serviços exclusivos para clientes igualmente exclusivos
até aos tempos modernos marcados por tecnologia avançada e experiências personalizadas. A
pesquisa enfatiza a importância de se adaptar às mudanças digitais e de abraçar o mundo digital.
O estudo ambiciona determinar as dimensões mais relevantes das experiências dos passageiros
nas cinco melhores companhias aéreas de luxo do mundo em 2023, segundo o Skytrax. Os
resultados foram relevantes para as companhias aéreas melhorarem a qualidade do serviço e a
experiência do cliente, perante isto, foi utilizado um modelo e uma comparação de diferentes
dimensões, o Leximancer que identificou 15 temas, sendo que as mais significativas para os
passageiros são o voo, o assento e a classe.
Por conseguinte, o estudo pretendia também verificar se as principais dimensões da experiência
variam consoante o género de viajante e o nível de recomendação. Nesse sentido, conclui-se
que os quatro modelos de viajantes apesar de preferirem elementos diferentes, apresentam
também semelhanças entre eles. Relativamente à recomendação, a satisfação do passageiro é
muito influenciada pelos colaboradores da companhia (atenciosos, amigáveis, etc). Por outro
lado, os clientes expressaram insatisfação com tópicos relacionados com questões logísticas
como o disse e bilhete.
Concluindo, os resultados contribuem não só para uma melhor análise das experiências dos
passageiros em companhias aéreas de luxo, como também para uma melhor compreensão das
perceções subjetivas, que farão com que as companhias continuem a proporcionar experiências
memoráveis aos seus clientes.
en
The evolution of luxury aviation parallels extensive socio-economic and technological
transformations in the airline industry, from exclusive services for equally exclusive clients to
modern times marked by advanced technology and personalised experiences. The study
emphasises the importance of adapting to digital changes and embracing the digital world.
The study aimed to determine the most relevant dimensions of passenger experiences in the
five best luxury airlines in the world in 2023, according to Skytrax. The results were relevant for
airlines to improve the quality of service and the customer experience, so a model and
comparison of different dimensions was used, Leximancer, which identified 15 themes, the most
significant for passengers being the flight, the seat, and the class.
Therefore, this study also aimed to see whether the main dimensions of the experience vary
according to the type of traveller and the level of recommendation. In this sense, it was
concluded that although the four types of traveller prefer different things, they also have
similarities between them. Concerning recommendation, passenger satisfaction is greatly
influenced by the airline's staff (whether they are attentive, friendly, etc.). On the other hand,
customers expressed dissatisfaction with topics related to logistical issues such as the ticket.
In conclusion, the results contribute to the literature on passenger experiences on luxury
airlines, they also contribute to a better understanding of subjective perceptions, which will
make the companies, if they so intend, improve even more, so that they continue to provide
memorable experiences for their customers.