Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada
Título

Plano de marketing da Fagor Industrial Portugal

Autor
Brandão, Rui Filipe Viola Martinho
Resumo
pt
O projeto visa propor um plano de marketing e desenvolvimento de negócio para a Fagor Industrial Portugal, um fabricante Espanhol de equipamentos industriais para os setores da hotelaria e lavandaria. Os principais objetivos deste plano consistem em incrementar a visibilidade da marca em geral e desenvolver ações em particular junto de novos segmentos, assim como impulsionar as suas vendas, permitindo à Fagor reforçar o seu posicionamento em Portugal enquanto fabricante de referência. Para tal, foi conduzida primeiramente uma revisão da literatura referente às principais temáticas envolvidas e identificada a metodologia utilizada, que consiste na recolha, análise e consequente retirada de conclusões de dados primários, em concreto questionário e entrevistas. Foram feitas também pesquisas secundárias nomeadamente em sites oficiais do governo, sites de empresas e organizações internacionais. Procedeu se também à análise situacional nas componentes externas e internas à empresa de onde derivaram conclusões e, tendo em consideração cumulativamente as conclusões chave do estudo realizado, foi delineada uma estratégia de marketing e respetivo plano operacional para 2024, 2025 e 2026 que, pela necessidade decorrente dos objetivos propostos, e dos meios disponíveis em Portugal incidiu sobre a variável comunicação do marketing mix.
en
The project aims to propose a marketing and business development plan for Fagor Industrial Portugal, a Spanish manufacturer of industrial equipment for the hotel and laundry sectors. The main objectives of this plan are to increase the visibility of the brand in general and to develop actions in particular with new segments, as well as to boost its sales, allowing Fagor to strengthen its position in Portugal as a benchmark manufacturer. To this end, a literature review was carried out on the main themes involved and the methodology used was identified, consisting of collecting, analyzing and drawing conclusions from primary data, specifically questionnaires and interviews. Secondary research was also carried out on official government websites, company websites and international organizations. A situational analysis was also carried out on the external and internal components of the company, from which conclusions were derived and, taking into account all the key conclusions of the study carried out, a marketing strategy and operational plan were outlined for 2024, 2025 and 2026 which, due to the need arising from the proposed objectives and the means available in Portugal, focused on the marketing mix communication variable.

Palavras-chave

Plano de comunicação
Communication plan
Plano de marketing -- Marketing plan
Marketing business-to-business
Venda corporativa
Corporate sales

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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