Título
The employee perception of corporate social responsibility: BNP Paribas
Autor
Menezes, Ana Gabriela Andrade de
Resumo
pt
A globalização mudou a natureza de muitos mercados nos últimos anos. Atualmente, uma das
formas de obter uma vantagem competitiva encontra-se em implementar práticas empresariais
responsáveis que possam conduzir à escolha do cliente. Desta forma, a Responsabilidade Social
Corporativa (RSE) é uma iniciativa essencial para que os stakeholders criem mais confiança
nas empresas, com o objetivo de proporcionar um ambiente de envolvimento responsável. Por
este motivo, é importante identificar como os colaboradores se relacionam com as iniciativas
de RSE. No entanto, as pesquisas sobre este assunto ainda são limitadas nas preferências dos
bancários e nas reflexões sobre diferentes iniciativas de RSE.
O objetivo desta dissertação é compreender a percepção dos colaboradores sobre as
atividades de RSE, num banco francês que opera em Portugal, o Banque Nacional De Paris
(BNP Paribas). Para encontrar estes dados, foi realizada uma análise qualitativa, tendo por base
a percepção dos colaboradores do BNP Paribas. Foi concluído que a maioria dos colaboradores
tem algum interesse, mas ainda com conhecimentos insuficientes sobre RSE, e o fator que
parece estar a impulsionar isso é a falta de informação disponível e partilhada com os
colaboradores sobre os reais dados das praticas RSE no banco.
en
Globalization has changed the nature of many markets in recent years. Today, one of the
strategies to gain competitive advantage is to implement responsible business practices that can
drive to the customer choice. In this way, Corporate Social Responsibility (CSR) is considered
as an important initiative for stakeholders to create more trust in companies, with the potential
to provide an environment of worthy engagement. For this reason, it is important to identify
how employees perceive and relate with the CSR initiatives. However, the researches about this
subject are still limited on bank employees' preferences and reflections on different CSR
references.
The objective of this dissertation is to understand the employees’ perception of CSR activities
in a French bank that operates in Portugal, Banque Nacional De Paris (BNP Paribas). To
retrieve this data, a qualitative survey was carried out among BNP Paribas employees. The
discovery was that the majority of employees have some interest, but still insufficient
knowledge about CSR, and the factor that seems to be driving this is the lack of information
available and shared with the employees about the real data concerning the bank activities of
CSR.