Título
A search engine optimisation and online lead generation strategy practice for ANNEA.ai GmbH
Autor
Ünal, Bulut
Resumo
pt
A consciencialização pública acerca da produção de energias renováveis está a aumentar, criando
pressão sob as empresas e os governos. Os avanços tecnológicos e a inovação permitiram que a
produção de energias renováveis ficasse cada vez mais convencional dia após dia, fazendo parte das
preocupações ambientais e dos hábitos dos consumidores. DE acordo com a agência internacional de
energia, em 2020, a capacidade das energias renováveis aumentou em 45%, descrito como um “boom”
sem precedentes, especialmente em energia solar e eólica.
Este projeto, apresentado nesta tese, foca-se em como uma estratégia SEO, dedicada e alinhada, pode
ajudar uma start-up a aumentar a sua notoriedade e criar uma presença online. ANNEA.ai GmbH foi
fundada na Alemanha, sendo que tem uma subsidiária em Portugal. A empresa já se provou nas etapas
iniciais e está neste momento a expandir-se globalmente, sendo o seu grande foco, o mercado
europeu. Para suster e solidificar o período de expansão, a empresa decidiu lançar uma estratégia SEO,
para além de uma contínua estratégia de marketing digital.
Para Start-ups como a ANNEA.ai GmbH, search engine optimization (seo), é uma estratégia muito forte
e barata com potencialidades promissoras a longo-prazo que tem impacto sobre a eficiência das
estratégias SEO quando alinhadas com os objetivos, não só quando são tratadas como um projeto
independente. Devido a isso, os KPI’s definidos para o projeto aumentaram depois da implementação,
especialmente entre janeiro e setembro de 2021.
en
Public awareness for renewable energy production is increasing and creating pressure on companies
and governments. Technological advancements and new innovations have enabled renewable energy
production to become mainstream day by day as part of the environmental sustainability concerns
and changing consumer habits. According to the International Energy Agency, in 2020 the renewable
energy capacity has increased 45%, described as "an unprecedented boom" especially in solar and
wind energy.
The project presented in this thesis focuses on how a dedicated and aligned SEO strategy can help a
start-up to increase its brand awareness and create online presence. ANNEA.ai GmbH was founded in
Germany, also with a subsidiary in Portugal. The company has proven itself during its early stages and
is currently expanding globally with a main focus on the European market. To sustain and solidify the
expansion period, the company has decided to launch a SEO strategy besides its ongoing digital
marketing strategies.
For start-ups like ANNEA.ai GmbH, search engine optimisation (SEO) is a very powerful and budget
friendly communication strategy with promising potentials for the long-term. The SEO strategy has
been developed and implemented accordingly, as a part of the main digital marketing strategy of the
company. To reflect the efficiency of SEO strategies when aligned with the strategic goals, not just
treated as an independent project. As a result, defined KPI’s for the project has increased after the
implementation specifically between from January 2021 to September 2021.