Título
Acesso à educação escolar no meio rural: Estudo de caso de alunas no II Ciclo do Ensino Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza-Sul (Angola)
Autor
Japão, Gracieth Salomé
Resumo
pt
A presente dissertação problematiza a desigualdade do género no acesso à educação no meio
rural numa perspectiva de género, a partir do caso do acesso à educação no II Ciclo do Ensino
Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza- Sul (Angola).
Este estudo teve como objectivo mapear as perceções, práticas e a importância atribuída à
escola pelas famílias e representantes de entidades do meio local, no processo educativo das
raparigas na sociedade atual (significados atribuídos, influências e referências). Para dar
resposta a esse objetivo foi acionada uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas
semiestruturadas e a observação direta. Complementarmente, analisaram-se estatísticas
sobre o abandono escolar, que permitiu identificar a posição que as raparigas se encontram
em desvantagem quanto ao acesso e sucesso escolar, em comparação aos seus coetâneos do
sexo masculino. Todavia, as famílias não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno
e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em
todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para as famílias e entidades do meio
local envolvidas nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar.
Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar
deficitária no meio rural, a pobreza das famílias; e as tradições culturais (ritos de iniciação)
que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao
abandono precoce, ao que se junta o casamento e a maternidade precoce.
en
This dissertation problematizes gender inequality in access to education in rural areas from
a gender perspective, based on the case of access to education in the II Cycle of Secondary
Education in Comuna da Sanga, Municipality of Cela, Province of Cuanza - South (Angola).
This study aims to understand the perception and importance attributed to school by families
and representatives of local entities, in the educational process of girls in today's society
(attributed meanings, influences and references). To respond to this objective, a qualitative
methodology was used, using semi-structured interviews, complemented with direct
observation. In addition, statistics on school dropout were also analyzed. The analysis of
statistical data revealed a higher school failure rate among girls, compared to boys. However,
families do not reflect on this phenomenon in their daily lives and naturalize it based on
gender stereotypes. The construction of gender occurs in all times and spaces, including
school, however, for the families and local entities involved in this research, gender is
constructed, above all, in the family context. Factors explaining inequalities include: the
structure of the deficient school network in rural areas, family poverty; and cultural traditions
(initiation rites) which, in combination, prevent girls from remaining in school, lead to early
dropout, which is followed by marriage and motherhood.