Teses e dissertações

Mestrado
Título

Gestão da qualidade nas empresas de construção e o valor da Certificação ISO 9000

Autor
Torres Curado, Miguel
Resumo
pt
O presente escrito visa examinar a certificação de sistemas de qualidade de empresas de construção, diagnosticando a postura destas e proporcionando informação relativa à implementação e valor da certificação. Analisa-se a evolução da qualidade ao longo dos tempos. Apresentam-se os diversos tipos de certificação, associa-se a certificação à Garantia da Qualidade e compara-se esta com a abordagem mais alargada da Gestão da Qualidade Total, sublinhando-se a importância da inovação e da re-engenharia. Explica-se o contexto normativo da qualidade. Descreve-se o percurso histórico das normas desta área, tendo em conta o futuro próximo. Analisam-se os diversos modelos de garantia da qualidade das normas da família ISO 9000, utilizadas na certificação, comparando as respectivas exigências e apresentando uma hipótese de selecção para a indústria da construção. Estabelecem-se as particularidades que distinguem a construção das indústrias de manufactura, na linguagem das quais se encontram as normas. Elabora-se uma base para a certificação de empresas de construção, adaptando os requisitos do modelo mais alargado, o da ISO 9001, para aplicação em empresas de construção, tendo em conta a futura existência de uma norma de gestão de empreendimentos, a ISO 10006. Inventariam-se e avaliam-se as razões que conduzem as empresas a certificar-se. Apresentam-se as actividades a desenvolver com vista à certificação. Estuda-se a situação actual na Europa neste campo. Expõe-se o percurso da qualidade na construção em Portugal e o estado actual da qualidade nas empresas de construção, patenteando-se os resultados de um inquérito desenvolvido. Estes resultados revelam uma tendência emergente para a implantação de sistemas de qualidade e para a certificação desses sistemas. Dissecam-se as possíveis vantagens e desvantagens da certificação. Conclui-se, pela insuficiência da certificação como solução para a gestão da qualidade nas empresas de construção, reconhece-se a sua difícil aplicação ao sector e alguns inconvenientes que possa apresentar. No entanto, isto não constitui óbice quer à sua grande valia como um significativo passo no caminho de objectivos como a Gestão da Qualidade Total, quer às vantagens que pode trazer para a gestão das empresas. Apontam-se vias de continuação deste trabalho, abordando-se a Gestão Ambiental, a Gestão da Segurança, e a Gestão da Qualidade Total para as Empresas de Construção.
en
This essay aims to examine and discuss the certification of construction companies, assessing their attitudes and contributing with information concerning the implementation and value of third party certification of their quality systems. The evolution of quality through the ages is analysed. The different types of certification are presented. The certification of quality systems is associated with Quality Assurance and compared with the broader scope of Total Quality Management, emphasising innovation and re-engineering. The normative environment regarding quality is explained. The historical path of the standards concerning quality is described, having in mind the near future. The three models for quality assurance prescribed in the ISO 9000 family of standards, used in certification, are analysed and their requirements compared. A possibility of a choice of models for the construction sector is presented. The particularities distinguishing construction from manufacturing industries are established, once that the standards are written in the language of the latter. A framework for the certification of construction companies is developed, adapting the requirements of the broader model (ISO 9001), for the application in these companies, bearing in mind the future standard for project management (ISO 10006). The reasons leading construction companies to certification are listed and assessed. The activities to undertake towards certification are described. The situation in Europe is studied. The evolution of quality in construction in Portugal is outlined, as well as the state of the art in the companies by means of a survey conducted among them. The results of this survey point to an emerging trend towards quality systems and certification. The possible advantages and disadvantages of certification are discussed. The conclusions point to the insufficiency of certification as a comprehensive answer for quality management in construction companies. The difficulty of its application to the sector and some drawbacks it may possess are recognised, without invalidating its significant value as a substantial step towards Total Quality Management and the benefits it may convey in the form of enhanced management practices. Directions for pursuing the present work are given, regarding Environmental Management, Safety and Total Quality Management for the construction sector

Data

09-jul-2024

Palavras-chave

Gestão da qualidade
Quality management
Construction Industry
Empresas de construção
Certificação -- Certification
ISO 9000

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo