Título
Avaliação do programa "Apps for Good" numa escola de um estabelecimento prisional
Autor
Ferreira, Joana Margarida Gamas
Resumo
pt
O "Apps for Good", iniciado em 2014, é um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores em Portugal, ao longo de um ano escolar, a criarem soluções tecnológicas para problemas sociais ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No ano letivo de 2021/2022, a Escola do Estabelecimento Prisional de Aveiro (EPA) participou pela primeira vez no programa, possibilitando uma avaliação piloto neste contexto. A presente dissertação, de natureza qualitativa, concentra-se na avaliação da viabilidade e do impacto do programa "Apps for Good" junto dos participantes. Para tal, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, conduzidas junto de dois alunos, três professoras, um membro da direção da EPA e da gestora do programa. Os resultados demonstram a existência de adequação do formato do programa, dos conteúdos e da metodologia à realidade prisional o que confere viabilidade. Relativamente ao impacto, refletiu-se no desenvolvimento das competências técnicas, interpessoais e socio emocionais adquiridas pelos alunos, bem como na sua reintegração social. O programa promove ainda a inovação no contexto escolar do Estabelecimento Prisional (EP) e no desenvolvimento pessoal e profissional das professoras. Foi possível identificar recomendações, como a necessidade de capacitação de ferramentas tecnológicas nos Estabelecimentos Prisionais (EPs); valorização e apoio aos professores; apoio aos alunos de forma presencial através dos especialistas; e a necessidade de cada EP preparar um plano estratégico de modo a mitigar possíveis desafios na implementação.
en
"Apps for Good", which began in 2014, is a technological education program that challenges students and teachers in Portugal, over the course of a school year, to create technological solutions to social problems linked with one or more of the17 Sustainable Development Goals (SDGs). In the 2021/2022 school year, the Aveiro Prison School (EPA) participated in the program for the first time, enabling a pilot evaluation in this context. This qualitative dissertation focuses on evaluating the viability and impact of the "Apps for Good" program among participants. To this end, semi-structured interviews were conducted with two students, three teachers, a member of the EPA board and the program manager. The results show that the program's format, content and methodology were adapted to the prison reality, which gave viability. As for the impact, it is reflected in the development of technical, interpersonal and socio-emotional skills acquired by the students, as well as their social reintegration. The program also promotes innovation in the prison school context and the personal and professional development of the teachers. It was possible to identify recommendations such as the need for training in technological tools in prisons (EPs); valuing and supporting teachers; face-to-face support for students by specialists; and the need for each EP to prepare a strategic plan in order to mitigate possible implementation challenges.