Título
Avaliação do nível de literacia em saúde oral em pacientes de ortodontia comparativamente aos pacientes que nunca tiveram tratamento ortodôntico
Autor
Pedroso, Cristiana Margarida Pereira
Resumo
pt
A saúde oral é essencial para a saúde em geral, uma vez que as doenças da cavidade oral são um dos principais problemas de saúde da população, embora a maioria delas sejam evitáveis e tratáveis no seu estado inicial. A literacia em saúde oral está relacionada com a literacia em saúde, sendo cada vez mais importante consciencializar os cidadãos para a importância que os cuidados de saúde oral têm na saúde em geral. O objetivo desta dissertação é avaliar o nível de literacia em saúde oral em pacientes que estejam a fazer ou tenham feito tratamento de ortodontia comparativamente aos pacientes que nunca tiveram tratamento ortodôntico. Com vista a alcançar o objetivo proposto aplicou-se o questionário Oral Health Literacy Questionnaire (OHL-AQ), juntamente com algumas questões para caracterizar o perfil sócio-demográfico, os hábitos e conhecimentos de saúde oral dos respondentes. A amostra deste estudo foi constituída por 274 respondentes, sendo o sexo representado equitativamente (50,4% do sexo feminino e 49,6% do sexo masculino) e quase 30% dos inquiridos têm entre 18 e 29 anos. A maioria dos respondentes apresentavam um nível adequado de literacia em saúde oral (90,5%). Verificou-se uma relação linear positiva entre o grau de escolaridade dos inquiridos e o seu nível de literacia em saúde oral. Quanto às dimensões do questionário OHL-AQ, a interpretação de receitas médicas apresentava maior percentagem de respostas corretas (94,16%).
en
Oral health is essential for general health, since oral cavity diseases are one of the main health problems of the population, even most of them are preventable and treatable in their initial stage. Oral health literacy is related to health literacy, and it is increasingly important to raise awareness among citizens about the importance of oral health care for general health. The objective of this dissertation is to evaluate the level of oral health literacy in patients who are undergoing or have undergone orthodontic treatment compared to patients who have never undergone orthodontic treatment. In order to achieve the proposed objective, a questionnaire composed the Oral Health Literacy Questionnaire (OHL-AQ), was applied, together with some questions to characterize the sociodemographic profile, habits and oral health knowledge of the interviewees. The sample for this study consists of 274 interviewees, with gender representation being equal (50.4% female and 49.6% male) and almost 30% of respondents being between 18 and 29 years old. Most interviewees had an adequate level of oral health literacy (90.5%). A positive linear relationship was found between the respondents' level of education and their level of oral health literacy. Regarding the dimensions of the OHL-AQ questionnaire, the interpretation of medical prescriptions had the highest percentage of correct answers (94.16%).