Título
Da produção à (não ) programação : Os desafios do circo contemporâneo em Portugal
Autor
Cloarec, Fanny Leila Clotilde
Resumo
pt
Esta tese explora o desenvolvimento e o estado atual do circo contemporâneo em Portugal, com o objetivo de indagar as dinâmicas relativas à programação de espectáculos de circo contemporâneo nas salas portuguesas, através de uma abordagem que inclui uma revisão da literatura existente, uma apresentação dos conceitos e contextos chave, e uma metodologia de métodos mistos. A primeira parte detalha a evolução histórica e a diferenciação entre as artes circenses tradicionais e contemporâneas, complementada por uma análise focada no caso específico de Portugal.
A metodologia de pesquisa integra entrevistas qualitativas com artistas de circo e inquéritos quantitativos direcionados aos programadores de teatros. Os dados qualitativos revelam uma perspetiva complexa de várias partes envolvidas, incluindo artistas, teatros, responsáveis governamentais e públicos. Enquanto alguns artistas expressam otimismo quanto ao crescimento do circo contemporâneo em Portugal, outros são mais pessimistas, citando desafios e ameaças no setor cultural na Europa toda. Os resultados dos inquéritos quantitativos, embora limitados na fiabilidade devido a uma baixa taxa de resposta, indicam um envolvimento mais ativo no circo contemporâneo nas regiões Norte e Centro de Portugal. A interpretação sugere uma experiência positiva com companhias e artistas de circo contemporâneo dos teatros, enquanto aqueles que não o programam frequentemente citam limitações do espaço como um obstáculo para a realização de espetáculos que requerem condições específicas.
Esta tese conclui ao enfatizar a importância dos esforços colaborativos entre artistas, teatros e instituições culturais para fomentar o crescimento e a sustentabilidade do circo contemporâneo em Portugal. O setor circense também necessita ser sustentado por uma produção académica de literatura sobre a história e a existência contemporânea do circo em Portugal, protegendo assim o seu passado e estabelecendo condições favoráveis para o seu futuro.
en
This thesis explores the development and current state of contemporary circus in Portugal, employing a comprehensive approach that includes a review of existing literature, an examination of key concepts and contexts, and a mixed-methods methodology. The literature review provides a foundation by detailing the historical evolution and differentiation between traditional and contemporary circus arts, supplemented by a focused analysis of the specific case of Portugal.
The research methodology integrates qualitative interviews with circus artists and quantitative surveys targeting theatre programmers. The qualitative data reveal a complex and nuanced perspective from various stakeholders, including artists, theatres, government officials, and audiences. While some artists express optimism about the growth and potential of contemporary circus in Portugal, others are more pessimistic, citing challenges and threats within the cultural sector in Europe. The quantitative survey results, though limited in reliability due to a low response rate, indicate a more active involvement in contemporary circus in the North and Center regions of Portugal. The analysis suggests that theatres generally have positive experiences with contemporary circus companies and artists, while those not programming it often cite the venue’s condition as a barrier to hosting shows that require specific conditions.
This thesis concludes by emphasizing the importance of collaborative efforts among artists, theatres, and cultural institutions to foster the growth and sustainability of contemporary circus in Portugal. The circus sector also needs to be sustained by an academic production of literature on the history and contemporary existence of circus in Portugal, thereby protecting its past and setting favourable conditions for its future.