Título
A cooperação para o desenvolvimento de Portugal e da Coreia do Sul
Autor
Sopas, Ana Raquel Calheiros
Resumo
pt
A presente dissertação tem como objetivo compreender de que forma é que as áreas e setores específicos da cooperação de um doador tradicional, Portugal, e de um novo doador, membro recente do CAD, a Coreia do Sul, se alinham com as prioridades de desenvolvimento de Moçambique. A presente investigação procura analisar e comparar as áreas de interesse específico de dois tipos de cooperação para o desenvolvimento, de dois países de continentes distintos, tendo como estudo de caso um país comum, também proveniente de um terceiro continente.
Para atingir os objetivos da investigação é realizada uma revisão da literatura existente sobre a temática da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, da Cooperação Portuguesa e sua atuação em Moçambique, e da Cooperação da Coreia do Sul e a sua presença em Moçambique.
Por fim, a investigação pretende apresentar as duas cooperações lado a lado, assim como as suas atuações em Moçambique, percebendo de que forma é que estas se relacionam e distanciam, apresentando pontos comuns e distintos e entender de que modo estas contribuem para as prioridades de desenvolvimento de Moçambique.
en
The present dissertation aims to understand how the specific areas and sectors of cooperation of a traditional donor, Portugal, and a new donor, a recent DAC member, South Korea, align with Mozambique's development priorities. This research seeks to analyze and compare the specific areas of interest of two types of development cooperation, from two countries of different continents, using a common case study, also from a third continent.
To achieve the research objectives, a review of the existing literature on the theme of International Development Cooperation, Portuguese Cooperation and its activities in Mozambique, and South Korean Cooperation and its presence in Mozambique is conducted.
Finally, the research intends to present the two cooperations side by side, as well as their actions in Mozambique, understanding how they relate and differ, presenting common and distinct points, and understanding how they contribute to Mozambique's development priorities.