Título
Narratives in objects: Reimagining colonialism in cultural institutions
Autor
Lopes, Ana Margarida Santos
Resumo
pt
O presente documento relata a investigação realizada no contexto de dissertação de mestrado, no mestrado de Mercados da Arte, pelo ISCTE e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Os objetivos desta pesquisa prenderam-se a preocupações no âmbito da Educação Cultural relativamente ao período colonial, em particular o período colonial advindo das tendências do Novo Imperialismo do século XIX. Resultado desta intenção, foram analisadas exposições e coleções com objetos e artefactos trazidos para o território Europeu e que hoje contam a História deste tempo. Este projeto de Investigação procura manter-se à margem das questões de polarização ideológica, em vez, pretende colocar-se numa perspetiva objetiva e mostrar qual o papel destas coleções na Educação Colonial e como é o que podemos fazer nesta fase da História da Humanidade em que se levantam tantas questões ligadas à Ética, à Justiça e à desigualdade Histórica.
en
The following document aims to dive into the research conducted for the master’s dissertation of the master’s programme of Art Markets, at ISCTE and the Faculty of Arts and Humanities of Lisbon University.
The goals of this research are well established in the context of the issues of Cultural Education related to the Colonial Period, particularly the period known as New Imperialism, during the 19th century. In result of this interest, it was conducted an analysis of exhibitions and collections harbouring objects and artifacts of this time, brought to Europe, with the goal to emulate practices of educating for this subject that make sense in our society today. This research also aims to stand apart from polarizing ideologies, instead it tries to stay unbiased to the subject and showcase the role of these exhibitions and collections in Cultural Education, specially relating to raising issues regarding Ethics, Justice and Historic Inequality.