Título
“Quetzal”: Discover the world at your own terms
Autor
Dias, David Balseiro Vidal Pedro
Resumo
pt
Este plano de negócio surge para desenvolver uma app móvel. O propósito deste trabalho
é perceber se, e por que razões um investimento neste negócio seria um sucesso. A
“Quetzal” procura reunir num só ambiente toda a informação necessária para se planear
uma viagem turística de forma informada, interessante e sem ter de despender tempo em
pesquisas na internet que, por vezes, não são bem-sucedidas.
Realizou-se uma análise tanto da envolvente interna quanto da envolvente externa,
abrangendo tanto os fatores mais próximos como os mais distantes. Percebeu-se que a
melhor metodologia para analisar as necessidades e perspetivas dos nossos potenciais
clientes seria uma metodologia qualitativa, baseada em focus groups. Para isso,
realizaram-se dois debates de grupo para se compreender melhor a posição que diferentes
gerações têm sobre o desenvolvimento e importância das novas tecnologias na sociedade
atual. A informação recolhida foi utilizada para criar o plano de marketing da empresa e
o desenvolvimento das features.
Para a elaboração do plano financeiro, foi feita uma simulação de um empréstimo
bancário que ajudará a “Quetzal” a dar os primeiros passos e a conseguir produzir as
primeiras vendas. Para não comprometer a saúde financeira da empresa espera-se que este
empréstimo esteja pago em cinco anos. Fez-se ainda uma previsão de vendas e custos
para um período de cinco anos a começar em 2025.
en
The objective of this business plan is to facilitate the development of a mobile application.
The objective of this study is to ascertain whether an investment in this business would
be a profitable venture and, if so, to identify the factors that would contribute to its
success. The intention of “Quetzal” is to provide a comprehensive repository of
information for the planning of a tourist trip, offering a convenient and efficient solution
that eliminates the need for time-consuming internet searches, which can often prove
inconclusive.
A comprehensive analysis was conducted to assess the internal and external
environments, encompassing both proximate and remote factors. It was determined that
the most effective methodology for analysing the needs and perspectives of prospective
clients would be a qualitative one, based on focus groups. To this end, two group
discussions were conducted with the objective of gaining insight into the attitudes and
perceptions of different generations regarding the role and significance of new
technologies in contemporary society. The data obtained was employed in the formulation
of the company's marketing plan and the development of the features.
To prepare the financial plan, a bank loan was simulated to assist 'Quetzal' in taking
its inaugural steps and generating its first sales. To safeguard the company's financial
stability, it is anticipated that the loan will be repaid within a five-year period.
Furthermore, a sales and cost forecast were produced for a five-year period commencing
in 2025.