Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Hotelaria e Turismo
Título

“Quetzal”: Discover the world at your own terms

Autor
Dias, David Balseiro Vidal Pedro
Resumo
pt
Este plano de negócio surge para desenvolver uma app móvel. O propósito deste trabalho é perceber se, e por que razões um investimento neste negócio seria um sucesso. A “Quetzal” procura reunir num só ambiente toda a informação necessária para se planear uma viagem turística de forma informada, interessante e sem ter de despender tempo em pesquisas na internet que, por vezes, não são bem-sucedidas. Realizou-se uma análise tanto da envolvente interna quanto da envolvente externa, abrangendo tanto os fatores mais próximos como os mais distantes. Percebeu-se que a melhor metodologia para analisar as necessidades e perspetivas dos nossos potenciais clientes seria uma metodologia qualitativa, baseada em focus groups. Para isso, realizaram-se dois debates de grupo para se compreender melhor a posição que diferentes gerações têm sobre o desenvolvimento e importância das novas tecnologias na sociedade atual. A informação recolhida foi utilizada para criar o plano de marketing da empresa e o desenvolvimento das features. Para a elaboração do plano financeiro, foi feita uma simulação de um empréstimo bancário que ajudará a “Quetzal” a dar os primeiros passos e a conseguir produzir as primeiras vendas. Para não comprometer a saúde financeira da empresa espera-se que este empréstimo esteja pago em cinco anos. Fez-se ainda uma previsão de vendas e custos para um período de cinco anos a começar em 2025.
en
The objective of this business plan is to facilitate the development of a mobile application. The objective of this study is to ascertain whether an investment in this business would be a profitable venture and, if so, to identify the factors that would contribute to its success. The intention of “Quetzal” is to provide a comprehensive repository of information for the planning of a tourist trip, offering a convenient and efficient solution that eliminates the need for time-consuming internet searches, which can often prove inconclusive. A comprehensive analysis was conducted to assess the internal and external environments, encompassing both proximate and remote factors. It was determined that the most effective methodology for analysing the needs and perspectives of prospective clients would be a qualitative one, based on focus groups. To this end, two group discussions were conducted with the objective of gaining insight into the attitudes and perceptions of different generations regarding the role and significance of new technologies in contemporary society. The data obtained was employed in the formulation of the company's marketing plan and the development of the features. To prepare the financial plan, a bank loan was simulated to assist 'Quetzal' in taking its inaugural steps and generating its first sales. To safeguard the company's financial stability, it is anticipated that the loan will be repaid within a five-year period. Furthermore, a sales and cost forecast were produced for a five-year period commencing in 2025.

Palavras-chave

Personalização
Planning
App
Qualitative study
Mobile app
Personalisation
Estudo qualitativo
AI
IA
Comunidade -- Community
Turismo -- Tourism
Planeamento -- Management
App móvel
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Focus group
Smart app
App inteligente

Acesso

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