Título
Plano de negócios da app Refund to Go, flagship da empresa Easytax€
Autor
Simões, Joaquim Miguel Gomes
Resumo
pt
O presente trabalho retrata um plano de negócios baseado numa ideia inovadora. Considerando a importância que o setor do turismo detém no contexto económico português, propõe-se a criação de uma empresa (EASYTAX€), que terá como flagship a app Refund To Go, uma app para reembolso de imposto (Tax-Free), destinada a turistas não residentes na União Europeia, que contará com um conjunto de funcionalidades inovadoras, passíveis de captar o interesse de todos os intervenientes no mercado bilateral (turistas e operadores turísticos). Os seus objetivos visam, assim, (1) aumentar a satisfação do turista e (2) potenciar o crescimento dos principais setores que com ele interagem (Hotelaria, Restauração e Cultura).
Por forma a viabilizar este plano de negócios, procedeu-se, primeiramente, à revisão da literatura e à análise de mercado e respetivas envolventes. De facto, o processo de tomada de decisões teve como ponto de partida não só a utilização de várias ferramentas, tais como as análises PESTAL, SWOT e Cinco Forças de Porter, mas também um conjunto de estudos e de análises de suporte à fundamentação e sustentação do negócio.
Uma vez completada esta etapa, procedeu-se ao desenvolvimento do plano de negócios considerando as vertentes estratégica, operacional e financeira.
en
The present work portrays a business plan based on an innovative idea. Considering the importance that the tourism sector has in the Portuguese economic context, our intention is to create a company (EASYTAX€), which will have the Refund To Go app as its flagship, a tax refund app (Tax-Free) aimed at tourists from outside the European Union, which will have a set of innovative functionalities, likely to capture the interest of all players in the bilateral market (tourists and tour operators). Therefore, the main goals of this business plan are to (1) increase tourist satisfaction and (2) boost the growth of the main sectors that interact with tourists (Hospitality, Restaurants and Culture).
In order to make this business plan viable, we proceeded, firstly, with a literature review and analysis of the market and respective surroundings. In fact, the decision-making process had as its starting point not only the use of various tools, such as the PESTAL, the SWOT and the Porter's Five Forces analyses, but also a set of studies designed to support the rationale of the business.
Once this stage was completed, the business plan was developed considering the strategic, operational and financial aspects.