Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Integração da sustentabilidade na estratégia das empresas do setor do transporte marítimo

Autor
Martins, André Sérgio Namora
Resumo
pt
A sustentabilidade é um dos principais desafios atuais para o setor dos transportes marítimos, suscitando a atenção de entidades reguladoras internacionais, dos diversos intervenientes da cadeia de valor e de investigadores académicos. Dada a sua importância, cada vez mais empresas do setor optam por integrar a sustentabilidade na sua estratégia. Em estudos recentes sobre o tema, foram identificados drivers, barreiras e outros fatores subjacentes a este processo de integração, contudo a limitação dos dados e a ausência de casos empíricos continua a constituir um obstáculo. Esta dissertação visa contribuir para a colmatação dessa lacuna, procurando clarificar como o processo de integração é realizado numa empresa de transporte marítimo europeia com atuação internacional, e identificar quais são as suas principais motivações e dificuldades. Os resultados apoiam-se no caso de estudo da empresa GS Lines, que possui a sustentabilidade integrada na sua estratégia e em todas as atividades desenvolvidas. O estudo da integração da sustentabilidade na estratégia desta empresa demonstra a importância da adoção de uma visão holística, enquadrando os aspetos ambientais, sociais e económicos, de forma a evitar prejudicar uma dimensão em benefício de outra. Serve também como uma ferramenta de auxílio para as empresas do transporte marítimo na identificação de processos para a integração da sustentabilidade na estratégia, bem como das respetivas barreiras e das formas de as ultrapassar.
en
Sustainability is one of the main current challenges for the maritime transport sector, attracting the attention of international regulatory bodies, various actors in the value chain and academic researchers. Given its importance, more and more companies in the sector choose to integrate sustainability into their strategy. In recent studies on the topic, drivers, barriers and other factors underlying this integration process have been identified. However, data limitation and the absence of empirical cases continue to constitute an obstacle. This dissertation aims to contribute to filling this gap, clarifying how the integration process is carried out in a European maritime transport company with international operations, and identifying its main motivations and difficulties. The results are based on the case study of company GS Lines, which has sustainability integrated into its strategy and in all activities carried out. The study of the integration of sustainability into this company's strategy demonstrates the importance of adopting a holistic view, framing environmental, social and economic aspects, in order to avoid harming one dimension to the benefit of another. It also serves as a tool to help maritime transport companies identify processes for integrating sustainability into their strategy, as well as the respective barriers and ways to overcome them.

Palavras-chave

Strategy
Estratégias
Sustentabilidade -- Sustainability
Responsabilidade social -- Social responsability
Transporte marítimo -- Maritime transport

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...