Título
How are companies addressing supply chain transparency?: pedagogical case study of Rügenwalder Mühle
Autor
Theiner, Julia
Resumo
pt
Na sequência de um maior desenvolvimento de tecnologias apropriadas e de relatórios sobre
incidentes de contaminação alimentar, abusos dos direitos humanos e impactos ambientais, a
transparência da cadeia de abastecimento na indústria alimentar está a ganhar mais atenção. Os
clientes exigem mais informação e foram prescritos novos regulamentos governamentais.
Além disso, as empresas podem beneficiar de cadeias de abastecimento transparentes, uma vez
que as oportunidades de aumentar a eficiência podem ser reveladas e os riscos podem ser
geridos mais facilmente. No entanto, muitas empresas lutam para construir cadeias de
abastecimento transparentes, uma vez que estas vêm acompanhadas de vários requisitos e
desafios. Este estudo de caso pedagógico é sobre uma empresa de carne tradicional alemã, que
lançou com sucesso substitutos vegetarianos e veganos em 2014 e é hoje o líder de mercado
no sector na Alemanha. O estudo de caso aplica quadros da teoria de gestão estratégica sobre
o esforço da empresa para estabelecer uma nova estrutura transparente de cadeia de
abastecimento para os seus substitutos de carne. Os factores externos que apoiam ou impedem
a empresa serão explorados e os factores internos relevantes serão identificados e revistos
quanto à sua capacidade de assegurar uma vantagem competitiva sustentada. É fornecida uma
descrição detalhada do caso da empresa que estabelece o contexto do tópico e uma revisão
exaustiva da literatura sobre transparência da cadeia de abastecimento. O estudo é uma
abordagem instrucional baseada em problemas, situando a aprendizagem numa tarefa prática.
A implementação na educação confere aos estudantes diversas competências, como o
pensamento crítico e analítico, a avaliação da informação e, no caso de trabalho de grupo, o
que é recomendado para maximizar os efeitos de aprendizagem, numerosas competências
interpessoais. Foi concebida para estudantes mas pode ser integrada em cursos de diferentes
formas.
en
In the wake of further development of appropriate technologies and reports about food
contamination incidents, human rights abuses, and environmental impacts, supply chain
transparency in the food industry is gaining more attention. Customers demand more
information and new governmental regulations were prescribed. Furthermore, companies can
benefit from transparent supply chains as opportunities to increase efficiency can be revealed
and risks can be managed more easily. However, many companies struggle to build transparent
supply chains as it comes with several requirements and challenges. This pedagogical case
study is about a German traditional meat company that successfully launched vegetarian and
vegan substitutes in 2014 and is today the market leader in the sector in Germany. The case
study applies frameworks from strategic management theory on the company’s endeavor to
establish a new transparent supply chain structure for its meat substitutes. External factors
supporting or impeding the undertaking will be explored and relevant internal factors will be
identified and reviewed on their ability to ensure sustained competitive advantage. A detailed
case description of the company establishing the context of the topic and a comprehensive
literature review on supply chain transparency are provided. The study is a problem-based
instructional approach situating learning in a practical task. The implementation in education
imparts students with several diverse skills like critical and analytical thinking, information
evaluation, and in case of group work, what is recommended to maximize learning effects,
numerous interpersonal skills. It was designed for students but can be integrated into courses
in different ways.