Título
Survival of the fittest business venture: A constructivist approach using interpretive structural modelling
Autor
Gouveia, Bernardo Serrado Gomes Teixeira de
Resumo
pt
As business ventures têm desempenhado ao longo da história um papel significativo em termos da sua contribuição socio-económica em países emergentes e desenvolvidos. Embora vários estudos tenham abordado os fatores que contribuem para que uma nova business venture se perpetue no tempo, as respetivas taxas de sobrevivência são recorrentemente reportadas por instituições nacionais e internacionais de formulação de políticas públicas para o desenvolvimento económico como sendo inferiores ao desejável.
Nesse sentido, este estudo visa estruturar o problema em questão e extrair o que está na essência para que uma business venture sobreviva, aproveitando a sinergia proporcionada pelas técnicas de Cognitive Mapping e Interpretive Structural Modelling.
Holisticamente, a estruturação da sobrevivência estabelece que os fatores relacionados com o mercado e o produto têm maior poder de influência sobre aqueles cuja natureza é mais estratégica ou relacionada com os recursos humanos, enquanto que os fatores financeiros permanecem holisticamente como os mais dependentes dos demais.
Além de alguns resultados de interesse prático e teórico, este estudo deixa como contribuição quais os cenários onde os modelos podem ser reutilizados para aumentar as hipóteses de sobrevivência das business ventures e ultrapassar as dificuldades inerentes ao facto de se ser novo e de reduzida dimensão no mercado. Em particular, os modelos de sobrevivência podem ser reutilizados como uma ferramenta de apoio para promover a eficiência de um processo de triagem que filtre atempadamente candidaturas desadequadas por parte de empreendedores que procuram investimento e os serviços prestados pelas incubadoras evitando, por conseguinte, entradas em falso no mercado e o respetivo desperdício dos recursos investidos.
en
Business ventures have historically performed a significant role in terms of their socio-economic contribution to emerging and developed countries. Although several studies have addressed the contributing factors for a new venture to perpetuate in time, the fact of the matter is that survival rates are recurrently reported by national and international policy formulation institutions to be lower than desirable.
In this sense, this study aims to structure the problem at hand and extract what is of the essence in order for a business venture to survive by leveraging the synergy provided by the cognitive mapping and the Interpretive Structural Modelling techniques.
Holistically, the survival construct establishes that market and product related factors yield higher driving power over those whose nature is more akin to strategy and human resources while financial factors stand as the most dependent.
In addition to some findings of practical and theoretical interest, this study leaves as a contribution the scenarios where the models can be more effectively reused to increase the survival chances of business ventures and overcome the known liabilities of being new and small. Specifically, the survival models can be reused as a supporting tool to promote the efficiency of a screening process by filtering, in a timely manner, the lackluster applications from entrepreneurs who seek investment and the services offered by incubators thus avoiding market entry failures and a wasteful investment of resources.