Teses e dissertações

Mestrado
Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Título

A relação entre supervisão abusiva e desempenho do colaborador: O papel moderador da motivação intrínseca

Autor
Jara, Ana Cristina de Azevedo
Resumo
pt
A temática da liderança tem-se destacado nas investigações científicas, nomeadamente nos aspetos positivos. Assim, torna-se essencial abordar os aspetos negativos que se espelham nos colaboradores de uma organização, especialmente no contexto da liderança destrutiva. Este estudo torna-se pertinente para a investigação pois foi proposto, pela primeira vez, um modelo moderador e cujo objetivo pretende analisar a relação entre supervisão abusiva e desempenho no colaborador, testando o papel moderador da motivação. Pretende-se verificar as hipóteses: (1) a supervisão abusiva está associada negativamente com o desempenho; (2) a motivação intrínseca relaciona-se positivamente com o desempenho; (3) a supervisão abusiva está associada negativamente com a motivação intrínseca; e (4) a motivação intrínseca modera a relação entre supervisão abusiva e o desempenho. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário online (N = 200). A análise de dados foi realizada através do programa SPSS, tornando-a mais eficaz e permite inferir sobre as hipóteses de investigação propostas. Para testar o modelo conceptual recorreu-se aos modelos 1 e 4 do PROCESS macro (Hayes, 2012). Os resultados evidenciam que a motivação intrínseca se relaciona positivamente com o desempenho e, que a supervisão abusiva se relaciona negativamente com a motivação intrínseca, tendo as restastes hipóteses sido não suportadas. São recomendadas políticas e práticas organizacionais que considerem esses fatores, promovendo a harmonização entre os objetivos do subordinado e os da organização. Todavia, foram disponibilizadas orientações para estudos futuros.
en
The subject of leadership has been highlighted in scientific research, particularly in its positive aspects. It is therefore essential to address the negative aspects that are reflected in an organization's employees, especially in the context of destructive leadership. This study is pertinent to research because, for the first time, a moderating model has been proposed, the aim of which is to analyze the relationship of abusive supervision on employee performance, testing the moderating role of motivation. The aim is to verify the hypotheses: (1) abusive supervision is negatively associated with performance; (2) intrinsic motivation is positively related to performance; (3) abusive supervision is negatively associated with intrinsic motivation; and (4) intrinsic motivation moderates the relationship between abusive supervision and performance. Data was collected through an online questionnaire (N = 200). Data analysis was carried out using the SPSS program, making it more effective and allowing inferences to be drawn about the proposed research hypotheses. To test the conceptual model, models 1 and 4 of PROCESS macro (Hayes, 2012) were deployed. The results show that intrinsic motivation is positively related to performance and that abusive supervision is negatively related to intrinsic motivation, with the remaining hypotheses not being supported. Organizational policies and practices are recommended that take these factors into account, promoting harmonization between the subordinate's objectives and those of the organization. However, guidelines for future research have been provided.

Palavras-chave

Motivação intrínseca
Intrinsic motivation
Abusive supervision
Supervisão abusiva
Desempenho organizacional -- Organizational performance

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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