Título
Internacionalização do grupo Jerónimo Martins: Estudo de caso da Eslováquia
Autor
Mata, Laura Leitão Duarte da
Resumo
pt
O fenômeno da internacionalização permite às organizações explorar novos mercados,
expandindo as suas operações além-fronteiras, contudo sendo necessária uma adaptação às
especificidades locais, este processo é essencial para empresas cujo objetivo é o crescimento
sustentável.
Esta dissertação, procura estudar a internacionalização da Jerónimo Martins para a Polónia
e analisar a Eslováquia como um mercado estratégico para uma futura expansão. Assim, de
forma a antecipar estrategicamente os próximos passos do Grupo, fornecendo informações que
permitam tomar melhores decisões relativamente a uma nova internacionalização, procurando
também compreender as motivações e estratégias anteriores do Grupo, para assim evitar erros
do passado e potenciar pontos fortes já executados.
Com o intuito de conseguir dados relevantes, utilizámos três métodos. Primeiramente,
realizámos uma entrevista ao Engenheiro Pedro Jardim, colaborador do Grupo na área de
Internacionalização, fornecendo este uma visão interna das estratégias e desafios enfrentados.
Seguidamente, realizámos um questionário direcionado aos habitantes da Eslováquia, de forma
a avaliarmos o potencial deste mercado para uma nova internacionalização do Grupo.
Posteriormente, efetuámos uma entrevista à Direção da Biedronka, obtendo assim os principais
critérios e fatores a que a Jerónimo Martins recorreu para avaliar a viabilidade do mercado
eslovaco.
Por fim, podemos concluir que o mercado eslovaco representa bastante potencial para a
expansão do Grupo Jerónimo Martins, apresentando condições e oportunidades essenciais para
um crescimento sustentável do Grupo. Esta conclusão, é baseada nos dados recolhidos com o
intuito de reforçar a credibilidade da Eslováquia no que diz respeito à internacionalização da
Jerónimo Martins, considerando sempre o seu crescimento sustentável.
en
The phenomenon of internationalization allows organizations to explore new markets by
expanding their operations across borders, although adapting to local specificities is essential
for companies whose goal is sustainable growth.
This dissertation seeks to study the internationalization of Jerónimo Martins to Poland and
analyse Slovakia as a strategic market for future expansion. Thus, in order to strategically
anticipate the Group's next steps, providing information that will allow it to make better
decisions regarding a new internationalization, it also seeks to understand the Group's previous
motivations and strategies, so as to avoid past mistakes and leverage strengths that have already
been made.
In order to obtain relevant data, we used three methods. Firstly, we interviewed engineer
Pedro Jardim, who works with the Group in the area of internationalization and gave us na
inside view of the strategies and challenges faced. Next, we carried out a questionnaire aimed
at the inhabitants of Slovakia, in order to assess the potential of this market for a new
internationalization of the Group. Subsequently, we interviewed Biedronka's Chief Financial
Officer, thus obtaining the main criteria and factors that Jerónimo Martins used to assess the
viability of the Slovak market.
Finally, we can conclude that the Slovak market represents a lot of potential for the
expansion of the Jerónimo Martins Group, presenting essential conditions and opportunities for
the Group's sustainable growth. This conclusion is based on the data collected in order to
reinforce Slovakia's credibility with regard to Jerónimo Martins' internationalization, always
considering its sustainable growth.