Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Internacionalização de empresas: Caso da Delta Cafés - Polónia

Autor
Alves, Eva Calhandro
Resumo
pt
No atual contexto, a internacionalização é um elemento fundamental para as empresas enfrentarem a tendência de crescimento da concorrência nos mercados e a volatilidade económica global. A presente dissertação centra a sua investigação na expansão da Delta Cafés para a Polónia, uma estratégia que visa a diversificação dos mercados e a redução da dependência sobre o mercado nacional. O atual contexto de globalização exige que as empresas compreendam e acompanhem as tendências de consumo, de modo a que as mesmas se consigam adaptar às necessidades dos consumidores e às diferentes culturas, tornando-se fulcral o estabelecimento de estratégias de internacionalização eficazes. A Delta Cafés tem enfrentado desafios culturais e económicos significativos na Polónia, especialmente no que diz respeito à adaptação das preferências locais de consumo de café. Para aprofundar esta análise, foram realizadas duas entrevistas com colaboradores, de grande importância, da Delta Cafés e uma última entrevista concretizada com a Direção da Biedronka, parceiro essencial nesta internacionalização. A presente dissertação aborda os seguintes temas: as motivações da Delta Cafés para expandir para a Polónia, o modo de entrada no mercado, e os desafios culturais enfrentados, como a adaptação aos hábitos de consumo locais, especialmente a preferência polaca por café com leite. Também foram analisados os riscos económicos, cambiais e regulatórios enfrentados pela empresa, e as estratégias adotadas para mitigar esses obstáculos. Desta forma, entende-se que esta dissertação poderá apresentar-se como um recurso valioso para académicos e profissionais que procuram entender e aplicar estratégias de internacionalização no mercado do café.
en
In the current context, internationalization is a fundamental element for companies to face the growing trend of competition in markets and global economic volatility. This dissertation focuses its research on the expansion of Delta Cafés into Poland, a strategy aimed at diversifying markets and reducing dependence on the domestic market. The current globalized context requires companies to understand and follow consumption trends, so they can adapt to consumer needs and different cultures, making it crucial to establish effective internationalization strategies. Delta Cafés has faced significant cultural and economic challenges in Poland, particularly in adapting to local coffee consumption preferences. To deepen this analysis, the dissertation includes two interviews with key employees at Delta Cafés and a final interview with the management of Biedronka, an essential partner in this internationalization. This dissertation addresses topics such as Delta Cafés’s motivations for expanding into Poland, the market entry mode, and the cultural challenges encountered, including adapting to local consumption habits, particularly the Polish preference for coffee with milk. Economic, exchange rate, and regulatory risks faced by the company were also analyzed, along with the strategies adopted to mitigate these obstacles. Thus, it is concluded that this dissertation will serve as a valuable resource for students and professionals seeking to understand and apply internationalization strategies in the coffee market.

Data

05-mar-2025

Palavras-chave

Polónia
Poland
Delta Cafés
Empresa -- Company
Internacionalização -- Internationalization

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...