Título
Internacionalização de empresas: Caso da Delta Cafés - Polónia
Autor
Alves, Eva Calhandro
Resumo
pt
No atual contexto, a internacionalização é um elemento fundamental para as empresas
enfrentarem a tendência de crescimento da concorrência nos mercados e a volatilidade
económica global. A presente dissertação centra a sua investigação na expansão da Delta Cafés
para a Polónia, uma estratégia que visa a diversificação dos mercados e a redução da
dependência sobre o mercado nacional. O atual contexto de globalização exige que as empresas
compreendam e acompanhem as tendências de consumo, de modo a que as mesmas se consigam
adaptar às necessidades dos consumidores e às diferentes culturas, tornando-se fulcral o
estabelecimento de estratégias de internacionalização eficazes.
A Delta Cafés tem enfrentado desafios culturais e económicos significativos na Polónia,
especialmente no que diz respeito à adaptação das preferências locais de consumo de café. Para
aprofundar esta análise, foram realizadas duas entrevistas com colaboradores, de grande
importância, da Delta Cafés e uma última entrevista concretizada com a Direção da Biedronka,
parceiro essencial nesta internacionalização.
A presente dissertação aborda os seguintes temas: as motivações da Delta Cafés para
expandir para a Polónia, o modo de entrada no mercado, e os desafios culturais enfrentados,
como a adaptação aos hábitos de consumo locais, especialmente a preferência polaca por café
com leite. Também foram analisados os riscos económicos, cambiais e regulatórios enfrentados
pela empresa, e as estratégias adotadas para mitigar esses obstáculos.
Desta forma, entende-se que esta dissertação poderá apresentar-se como um recurso valioso
para académicos e profissionais que procuram entender e aplicar estratégias de
internacionalização no mercado do café.
en
In the current context, internationalization is a fundamental element for companies to face the
growing trend of competition in markets and global economic volatility. This dissertation
focuses its research on the expansion of Delta Cafés into Poland, a strategy aimed at
diversifying markets and reducing dependence on the domestic market. The current globalized
context requires companies to understand and follow consumption trends, so they can adapt to
consumer needs and different cultures, making it crucial to establish effective
internationalization strategies.
Delta Cafés has faced significant cultural and economic challenges in Poland, particularly
in adapting to local coffee consumption preferences. To deepen this analysis, the dissertation
includes two interviews with key employees at Delta Cafés and a final interview with the
management of Biedronka, an essential partner in this internationalization.
This dissertation addresses topics such as Delta Cafés’s motivations for expanding into
Poland, the market entry mode, and the cultural challenges encountered, including adapting to
local consumption habits, particularly the Polish preference for coffee with milk. Economic,
exchange rate, and regulatory risks faced by the company were also analyzed, along with the
strategies adopted to mitigate these obstacles.
Thus, it is concluded that this dissertation will serve as a valuable resource for students and
professionals seeking to understand and apply internationalization strategies in the coffee
market.