Título
Why and how corporations innovate their business model in Agribusiness?
Autor
Lino, Rute Sofia Barbosa Xavier
Resumo
pt
O agronegócio, uma componente fundamental da economia global, está a sofrer mudanças
significativas impulsionadas pelos avanços tecnológicos, pelas mudanças nas preferências dos
consumidores e pelas crescentes exigências de sustentabilidade. A inovação do modelo de
negócio emergiu como uma estratégia vital para as empresas alcançarem o sucesso a longo
prazo e manterem-se competitivas. Esta tese investiga a inovação do modelo de agronegócio e
identifica os motivadores e impulsionadores que promovem os seus esforços de inovação. O
estudo examina o impacto dos diferentes níveis de dinamismo do mercado e da dinâmica
organizacional interna na inovação do modelo de negócios.
Utilizando uma metodologia multi-case study, analisa quatro empresas: Vitacress,
Driscoll’s, SP&F e Camposol. O enquadramento teórico de Ghezzi e Cavallo (2020) é
empregue para compreender como estas empresas procuram a inovação em modelos de negócio
em diferentes condições de dinamicidade de mercado e diferentes níveis de dinâmica interna.
Os resultados estão organizados em torno de um conjunto de proposições que, para além
da criação, entrega e captura de valor (Teece, 2010) – rentabilidade (amplamente investigadas
pela academia) - a gestão de risco e sustentabilidade são motivadores da inovação em modelos
de negócios. Além disso, as empresas com elevado dinamismo interno parecem promover
culturas empreendedoras e melhoria contínua seguindo princípios Lean, enquanto todas
enfatizam a adaptabilidade e a agilidade. Os resultados do estudo têm implicações importantes
para os profissionais, decisores políticos e investigadores, realçando a necessidade de uma
abordagem holística à inovação do modelo de negócio que integre considerações económicas,
ambientais e sociais.
en
Agribusiness, a crucial component of the global economy, is undergoing significant changes
driven by technological advancements, shifting consumer preferences and increasing
sustainability demands. Business model innovation has emerged as a vital strategy for firms to
achieve long-term success and remain competitive. This thesis investigates how agribusiness
firms use business model innovation to navigate the rapidly changing business landscape and
identifies the motivators and drivers that may foster their innovation efforts. The study
examines the impact of varying market dynamism levels and internal organizational dynamics
on business model innovation.
Using a multi-case study approach, this research analyzes four agricultural firms:
Vitacress, Driscoll’s, SP&F and Camposol. The theoretical framework by Ghezzi and Cavallo
(2020) is employed to understand how these companies pursue business model innovation in
different market dynamicity conditions and different internal dynamics.
The findings are organized around a set of propositions that besides value creation,
delivery and capture (Teece, 2010) – profitability (widely investigated by academia) - risk
management and sustainability are significant motivators of business model innovation. Also,
firms with high internal dynamism seem to foster entrepreneurial cultures and continuous
improvement following lean principles, while all cases emphasize adaptability and agility.
Agility and lean principles are found to be crucial in fostering business model innovation,
enabling firms to innovate, adapt and thrive in dynamic environments. The study's insights have
important implications for practitioners, policymakers and researchers, highlighting the need
for a holistic approach to business model innovation that integrates economic, environmental
and social considerations.