Teses e dissertações

Mestrado
Administração Pública
Título

A comunicação interna e as organizações onde se aprende ou de gestão inteligente nas câmaras municipais da Área Metropolitana do Porto

Autor
Marques, Gabriela Dolores Fonseca Carneiro Vieira
Resumo
pt
As organizações onde se aprende ou de gestão inteligente caraterizam-se pela partilha permanente de informações, conhecimentos e experiências entre todos os ativos humanos de uma organização pública ou privada, partilha que se concretiza através da Comunicação Interna (CI). Uma das funções da CI formal passa pela circulação de informações, conhecimentos e experiências entre os membros das empresas privadas ou públicas, instituições do terceiro setor social ou da administração pública central ou autárquica. A forma mais comum de entender a CI pode sintetizar-se nas funções de dar sentido ao papel de cada elemento da organização, fazer circular informações, formalizar uma cultura comum. Hoje, os diversos investigadores consultados, consideram a CI como parte determinante da comunicação em geral, na perspetiva de que a comunicação externa começa na CI. Neste estudo, pretendeu-se obter dados e informações dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), sobre as estratégias e as formas de CI adotadas por estes, face aos desafios da inovação na administração pública municipal, na ótica do modelo das organizações onde se aprende ou de gestão inteligente. Os dados obtidos evidenciam que em quatro das dezasseis (25%) das câmaras da AMP existem processos inovadores de CI planeada e estratégica. Nestas câmaras encontramos também objetivos e práticas próprias de organizações onde se aprende ou de gestão inteligente. Para além da relevância da investigação académica, procurou-se confirmar ideias e conhecimentos que possam servir de alerta para uma melhor e mais eficiente gestão das câmaras municipais da AMP, numa lógica inovadora da administração pública.
en
Organizations where learning or intelligent management are characterized by the permanent sharing of information, knowledge and experiences between all the human assets of a public or private organization, a sharing that takes place through CI. One of the functions of formal internal communication (IC) involves the circulation of information, knowledge and experiences between members of private or public companies, institutions in the social third sector or central or autonomous public administration. The most common way of understanding IC can be summarized in the functions of giving meaning to the role of each element of the organization, circulating information, formalizing a common culture. Today, the various researchers consulted consider IC as a determining part of communication in general, from the perspective that external communication begins with IC. The aim was to obtain data and information from the 17 municipalities of the Porto Metropolitan Area (AMP), on the strategies and forms of IC adopted by them, in view of the challenges of innovation in municipal public administration, from the perspective of the model of organizations where learning is carried out or intelligent management. The data obtained shows thad in four of the sixteen (25%) of AMP chambers there are innovative planned and strategic CI processes. In these chambers we also find objectives and practices typical of organizations where learning or intelligent management are carried out. In addition to the relevance of academic research, we sought to confirm ideas and knowledge that could serve as a warning for better and more efficient management of AMP municipal councils, within an innovative logic of public administration.

Data

28-fev-2025

Palavras-chave

Comunicação interna
Internal communication
Câmaras municipais
Administração pública -- Public administration
Porto Metropolitan Area
Área Metropolitana do Porto
Organizações onde se aprende ou de gestão Inteligente
Municipal chambers
Organizations where learning or intelligent management is carried out

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...