Título
Internal communication and employee engagement: Integration plan for do it better
Autor
Pinto, Maria Madalena Pestana Faria de Campos
Resumo
pt
Atualmente, as empresas têm vindo a dar maior importância aos seus recursos humanos,
olhando para estes como um mercado interno que devem procurar satisfazer em
primeiro lugar. Deste modo, devem usar técnicas de marketing e comunicação interna
que as ajude a estabelecer uma estratégia de "employer branding", tendo como objetivo
criar uma imagem positiva da empresa na perspetiva dos colaboradores, bem como de
gerar um maior compromisso e envolvimento entre ambas as partes. Estas estratégias
devem ser implementadas desde o primeiro contacto que os colaboradores têm com a
empresa, durante o processo de integração.
Neste âmbito, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um plano de
integração para novos colaboradores para a Do It Better, centro de formação certificada
profissional. Para tal, recorreu-se a diferentes métodos para a recolha de informação,
entre os quais uma entrevista semiestruturada, dois questionários por inquérito (um
interno e um externo) e a análise de dados estatísticos internos e externos.
No marketing-mix de serviços, foi proposto um plano dividido em seis passos, onde se
definiram os itens que seriam incluídos, bem como a forma como este seria
implementado na empresa.
en
Nowadays, companies have started to pay more attention to their human resources,
looking at them as an internal market, which they should seek to satisfy in the first
place. Thus, they should use internal marketing and communication techniques that will
help them build an employer branding strategy, with the intention of creating a positive
image of the organizational environment in the employees’ perspective, as well as
generating greater commitment and involvement between both parties. These strategies
should be implemented from the first contact employees have with their company,
during their onboarding process.
In this context, this project aims to develop an integration plan for new employees at
Do It Better, a certified professional training center. Therefore, we used different
methods for collecting information, including a semi-structured interview, two survey
questionnaires (internal and external), and the analysis of internal and external
statistical data.
In the services marketing-mix, a six-step integration plan was proposed, defining the
items that would be included in it, as well as how it would be implemented in the
company.