Título
Geração híbrida: A perceção das redes sociais na Geração X
Autor
Fernandes, Andreia Alexandra Pereira Ferreira
Resumo
pt
O presente estudo tem como intuito principal responder à seguinte questão de investigação: “como é que as redes sociais são importantes para a socialização da Geração X?”. Para compreender e analisar a questão, foram definidos os seguintes objetivos: verificar quais são as redes sociais mais usadas dentro da Geração X; compreender as dificuldades sentem ao usar as redes sociais; averiguar como é que habitualmente pensam e se sentem ao utilizar as redes sociais; verificar o tempo médio que dedicam às redes sociais; determinar as vantagens e desvantagens que associam ao seu uso; e averiguar como é que a utilização das redes sociais os aproxima dos pares (ou não).
Assim, foi realizado um questionário a 390 pessoas com idades compreendidas entre os 40 anos e os 59 anos na região da Área Metropolitana de Lisboa, que o fez com que o principal critério para participar fosse a idade. Adicionalmente, trata-se de uma amostra por conveniência, visto que o questionário não foi aplicado em nenhum local específico.
A Geração X, conhecida como a “Geração Híbrida”, é singular, dado que experienciou um mundo com e sem tecnologia e é uma utilizadora ativa nas redes sociais, especialmente no Facebook. Mas devido à sua característica “híbrida”, comprovou-se, através do estudo, que a sua perceção do uso das redes sociais é única e, apesar da facilidade referentes ao uso das tecnologias, também apresenta algumas dificuldades.
en
The present study aims primarily to answer the following research question: "how are social networks important for the socialization of Generation X?". To comprehend and analyze this question, the following objectives were defined: to determine which social networks are most used within Generation X; to understand the difficulties they encounter when using social networks; to investigate how they typically think and feel when using social networks; to ascertain the average time they dedicate to social networks; to identify the advantages and disadvantages they associate with their use; and to examine how the use of social networks either brings them closer to their peers or not.
To achieve this, a questionnaire was administered to 390 individuals, aged between 40 and 59 years, in the Lisbon Metropolitan Area, with age being the primary criterion for participation. Additionally, this was a convenience sample, as the questionnaire was not administered at any specific location.
Generation X, known as the "Hybrid Generation," is distinctive in that it has experienced both a world with and without technology and is an active user of social networks, especially Facebook. However, due to its "hybrid" nature, the study confirmed that their perception of social network usage is unique and, despite the ease with which they use technology, they also encounter some difficulties.