Teses e dissertações

Mestrado
Administração Pública
Título

Percepção dos servidores públicos da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal sobre o contexto de teletrabalho

Autor
Paro, Nanci Moreno
Resumo
pt
A pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, trouxe medidas de distanciamento social que impactaram profundamente as interações sociais e interferiram no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esse cenário trouxe o teletrabalho como uma solução viável tanto para o setor privado quanto para o setor público, permitindo a continuidade dos serviços. No Governo do Distrito Federal, o teletrabalho foi instituído pelo Decreto nº 39.368/2018, com baixa adesão inicial, mas, com a crise sanitária, o Decreto nº 40.526/2020 ampliou seu uso temporário. Em 2021, o Decreto nº 42.462 consolidou o teletrabalho para servidores, embora esta modalidade tenha sido posteriormente revogada em fevereiro de 2023 pelo Decreto nº 44.265, que determinava o retorno ao regime presencial. Diante dessa experiência, esta pesquisa investigou como os servidores da Secretaria de Estado de Economia (SEEC) perceberam o teletrabalho e o impacto na sua produtividade, qualidade de vida e satisfação profissional. Utilizando uma metodologia mista, que combina dados quantitativos e qualitativos, foram aplicados questionários a servidores que atuaram remotamente, respeitando-se os aspectos éticos de pesquisa. Os resultados mostraram que, para os servidores da SEEC, o teletrabalho se revelou positivo, promovendo qualidade de vida e produtividade, enquanto reduzia o estresse. A experiência da SEEC destaca a relevância dos estudos sobre o teletrabalho, evidenciando a necessidade de adaptar políticas públicas às novas demandas do ambiente de trabalho contemporâneo.
en
The COVID-19 pandemic, which began in 2020, introduced social distancing measures that deeply impacted social interactions and significantly influenced the use of Information and Communication Technologies (ICT). This context positioned telework as a viable solution for both the private and public sectors, ensuring the continuity of services. In the Government of the Federal District, telework was initially instituted by Decree No. 39.368/2018 with limited adoption. However, as the health crisis intensified, Decree No. 40.526/2020 temporarily expanded telework. By 2021, Decree No. 42.462 formalized telework for civil servants, although this arrangement was later revoked in February 2023 by Decree No. 44.265, which mandated a return to in-person work.Given this experience, this research investigated how civil servants from the Secretariat of State for Economy (SEEC) perceived telework and its impact on their productivity, quality of life, and job satisfaction. Using a mixed-method approach that combines quantitative and qualitative data, questionnaires were administered to remoteworking employees, with full adherence to ethical research standards. Findings indicated that SEEC employees experienced telework positively, as it enhanced their quality of life and productivity while reducing stress levels. SEEC’s experience underscores the importance of telework studies, highlighting the need to adapt public policies to the evolving demands of the modern work environment.

Data

06-mar-2025

Palavras-chave

Public servants
Administração pública -- Public administration
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology
Teletrabalho -- Teleworking
Servidores públicos

Acesso

Acesso livre

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