Título
Percepção dos servidores públicos da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal sobre o contexto de teletrabalho
Autor
Paro, Nanci Moreno
Resumo
pt
A pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, trouxe medidas de distanciamento social que
impactaram profundamente as interações sociais e interferiram no uso de Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC). Esse cenário trouxe o teletrabalho como uma solução viável
tanto para o setor privado quanto para o setor público, permitindo a continuidade dos serviços.
No Governo do Distrito Federal, o teletrabalho foi instituído pelo Decreto nº 39.368/2018, com
baixa adesão inicial, mas, com a crise sanitária, o Decreto nº 40.526/2020 ampliou seu uso
temporário. Em 2021, o Decreto nº 42.462 consolidou o teletrabalho para servidores, embora
esta modalidade tenha sido posteriormente revogada em fevereiro de 2023 pelo Decreto nº
44.265, que determinava o retorno ao regime presencial. Diante dessa experiência, esta pesquisa
investigou como os servidores da Secretaria de Estado de Economia (SEEC) perceberam o
teletrabalho e o impacto na sua produtividade, qualidade de vida e satisfação profissional.
Utilizando uma metodologia mista, que combina dados quantitativos e qualitativos, foram
aplicados questionários a servidores que atuaram remotamente, respeitando-se os aspectos
éticos de pesquisa. Os resultados mostraram que, para os servidores da SEEC, o teletrabalho se
revelou positivo, promovendo qualidade de vida e produtividade, enquanto reduzia o estresse.
A experiência da SEEC destaca a relevância dos estudos sobre o teletrabalho, evidenciando a
necessidade de adaptar políticas públicas às novas demandas do ambiente de trabalho
contemporâneo.
en
The COVID-19 pandemic, which began in 2020, introduced social distancing measures that
deeply impacted social interactions and significantly influenced the use of Information and
Communication Technologies (ICT). This context positioned telework as a viable solution for
both the private and public sectors, ensuring the continuity of services. In the Government of
the Federal District, telework was initially instituted by Decree No. 39.368/2018 with limited
adoption. However, as the health crisis intensified, Decree No. 40.526/2020 temporarily
expanded telework. By 2021, Decree No. 42.462 formalized telework for civil servants,
although this arrangement was later revoked in February 2023 by Decree No. 44.265, which
mandated a return to in-person work.Given this experience, this research investigated how civil
servants from the Secretariat of State for Economy (SEEC) perceived telework and its impact
on their productivity, quality of life, and job satisfaction. Using a mixed-method approach that
combines quantitative and qualitative data, questionnaires were administered to remoteworking
employees, with full adherence to ethical research standards. Findings indicated that
SEEC employees experienced telework positively, as it enhanced their quality of life and
productivity while reducing stress levels. SEEC’s experience underscores the importance of
telework studies, highlighting the need to adapt public policies to the evolving demands of the
modern work environment.