Título
Avaliação das propriedades afetivas: análise comparativa entre dois espaços físicos
Autor
Nunes, Ana Filipa Soares
Resumo
pt
As propriedades afetivas do espaço físico baseiam-se fundamentalmente no “estado emocional interno” do individuo. Neste contexto, o presente estudo procura analisar as propriedades afetivas atribuídas às divisões de duas instituições de acolhimento. Para cumprir este propósito procedeu-se à aplicação do questionário de perceção das propriedades afetivas dos espaços, desenvolvido com base no diagrama de qualidades afetivas do ambiente de Russel e Pratt (1980) a uma amostra com crianças/jovens (N=58) e equipa técnico-educativa (N=19). Em termos gerais, os resultados obtidos indicam que, tanto na perspetiva das crianças/jovens como da equipa técnico educativa, as instituições de acolhimento são avaliadas na sua globalidade como um espaço agradável, que integram simultaneamente propriedades estimulantes, excitantes, relaxantes e sossegadas. Todavia, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na avaliação realizada pelos residentes e a equipa técnica relativamente à cozinha e ao jardim sendo a equipa técnica que atribui propriedades mais elevadas. No caso da equipa do CAT e a equipa do CAT/LIJ foram encontradas diferenças significativas em relação à sala de estar e ao quarto sendo a equipa do CAT que atribui propriedades mais elevadas. No que respeita aos residentes do CAT e os residentes do CAT/LIJ existem diferenças significativas no que toca ao jardim, sendo os residentes do CAT/LIJ que atribuem propriedades afetivas mais elevadas. Por fim, no que concerne ao sexo, idade e tempo de permanência não se encontram diferenças significativas.
en
The affective properties of the physical space are based primarily on the "internal emotional state" of the individual. With this in mind, this study seeks to examine the affective properties assigned to divisions of two child-care centers. To fulfill this purpose we proceeded to the implementation of the perception of affective properties of spaces questionnaire developed based on the affective qualities of the environment diagram of Russell and Pratt (1980) to a sample with children / young people (N = 58) and the educational technical team (N = 19). In general, the results indicate that in both the perspective of children / youth and educational technical team, the child-care centers are evaluated as a whole as a pleasant space that integrates both stimulating, exciting, relaxing and quiet properties. However, statistically significant differences were found in the evaluation done by the residents and the technical team regarding the kitchen and the garden where the technical team assigns the higher properties. In the case of the CAT team and the team of CAT/LIJ, significant differences were found in relation to the living room and the bedroom where the CAT team assigns higher properties. Regarding residents of CAT and residents of the CAT/LIJ, there are significant differences concerning the garden given that residents of the CAT/LIJ are the ones that attach higher affective properties. Finally, regarding sex, age and residence time there aren't any significant differences.