Teses e dissertações

Mestrado
Administração Pública
Título

Programa de estágios profissionais na administração central de Portugal 2010-2022

Autor
Portas, Rita Pedro Cruz
Resumo
pt
Ao longo das últimas décadas, os programas de estágios na Administração Pública (AP) portuguesa sofreram profundas transformações, influenciadas pela Nova Gestão Pública. Este estudo analisa de que forma a valorização da teoria do capital humano, da aprendizagem organizacional, das teorias de motivação e das redes e governança podem beneficiar positivamente em vários aspetos os Programas de Estágios na Administração Pública em Portugal (2010-2022). Criados pelo governo português, o PEPAC, através do Decreto-Lei n.º 18/2010, e o EstágiAP XXI, por meio da Resolução do Conselho de Ministros n.º 200/2021, visam facilitar a transição dos jovens recém-diplomados para o mercado de trabalho, oferecendo-lhes uma experiência prática no setor público. A presente investigação, procura analisar em primeiro lugar o impacto dos programas de estágio EstágiAP XXI e PEPAC (2010-2022) na inserção profissional dos jovens que os integram. Além de explorar a estrutura e o funcionamento desses programas, o estudo apresenta as principais dificuldades e benefícios percebidos pelos estagiários. Surgem assim questões relacionadas sobre a contribuição dos dois programas para a AP, especialmente no que se refere à inovação tecnológica na AP, à melhoria da qualidade e eficiência dos serviços públicos, e ao rejuvenescimento da força de trabalho no setor público. A metodologia utilizada baseia-se numa abordagem mista, integrando métodos qualitativos, quantitativos e bibliométricos. Foram realizadas análises documentais permitindo uma compreensão do contexto histórico e das evoluções dos programas analisados. Para complementar, utilizaram-se as ferramentas Scopus e VOSviewer, que possibilitaram o mapeamento de redes de conhecimento e a identificação de tendências na literatura. Adicionalmente, foi aplicado um questionário, permitindo uma análise aprofundada sobre os programas e sobre a opinião dos estagiários. Os programas de estágio (2010-2022) têm grande potencial para inserir jovens na função pública algo que não está a acontecer, comprometendo o rejuvenescimento do setor e a retenção de talentos que poderiam impulsionar a inovação tecnológica e a melhoraria da qualidade e da eficiência dos serviços públicos. Esta investigação oferece insights valiosos para o desenvolvimento de políticas mais informadas, visando aumentar a eficiência e a eficácia desses programas.
en
Over the past decades, internship programs in the Portuguese Public Administration (PA) have undergone profound transformations, influenced by New Public Management. This study analyzes how the enhancement of human capital theory, organizational learning, motivation theories, and networks and governance can positively impact various aspects of Internship Programs in Public Administration in Portugal (2010-2022). Created by the Portuguese government, PEPAC, through Decree-Law No. 18/2010, and EstagiAP XXI, through the Resolution of the Council of Ministers No. 200/2021, aim to facilitate the transition of recent graduates into the job market by offering them practical experience in the public sector. This research first seeks to analyze the impact of the EstágiAP XXI and PEPAC internship programs (2010-2022) on the professional integration of young participants. In addition to exploring the structure and functioning of these programs, the study presents the main challenges and perceived benefits experienced by the interns. Thus, questions arise regarding the contribution of the two programs to the PA, particularly concerning technological innovation in the PA, the improvement of the quality and efficiency of public services, and the rejuvenation of the workforce in the public sector. The methodology employed is based on a mixed approach, integrating qualitative, quantitative, and bibliometric methods. Documentary analyses were conducted, allowing for an understanding of the historical context and the evolution of the analyzed programs. To complement this, the Scopus and VOSviewer tools were utilized, which enabled the mapping of knowledge networks and the identification of trends in the literature. Additionally, a questionnaire was administered, allowing for an in-depth analysis of the programs and the opinions of the interns. The internship programs (2010-2022) have significant potential to integrate young people into the public service, which is not currently happening, compromising the rejuvenation of the sector and the retention of talents that could drive technological innovation and improve the quality and efficiency of public services. This research offers valuable insights for the development of more informed policies aimed at increasing the efficiency and effectiveness of these programs.

Data

07-mar-2025

Palavras-chave

Jovens
Youth
Estágios profissionais
Professional internships
Administração pública -- Public administration

Acesso

Acesso livre

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