Título
Utilização de KPIs na avaliação do desempenho de pequenas empresas: Estudo do caso da empresa GEOPIPES, LDA
Autor
Ramos, Jorge Manuel Dias
Resumo
pt
Nestes últimos anos, as empresas têm sofrido alterações profundas na forma como estas têm sido geridas, advém da revolução e facilidade no acesso à informação e na procura de resposta rápidas e eficazes às exigências do mercado global. Esta evolução tem obrigado a que as empresas se tornem mais integradas e versáteis, de forma a manterem as suas vantagens competitivas. A disponibilidade imediata à informação, a diversos intervenientes tornou-se crucial para a sobrevivência e sucesso no mundo empresarial. Por outro lado, muitas pequenas e médias empresas, ainda negligenciam a sua gestão económica/financeira, estas buscam somente o lucro a curto prazo, sem qualquer planeamento adequado. Com esta forma de gestão muitos dos problemas são tratados superficialmente, sem com isso abordar a raiz dos problemas, o que pode comprometer o crescimento sustentável. Desta forma, as ferramentas atuais assumem um papel fundamental, com as ferramentas de controlo de gestão permite às empresas poderem integrar informação estratégica e operacional para que possam fazer uma avaliação mais completa e eficaz ao seu desempenho. No caso da Geopipes, promoveu-se à implementação de práticas de controlo de gestão onde são utlizados Indicadores Chave Desempenho (KPIs) para monitorizar as áreas core da empresa, tais como a eficiência dos processos internos, gestão recursos humanos, resultados económico/financeiros. A metodologia aplicada ajuda a identificar e corrigir problemas de forma proativa, promove melhorias contínua dos processos e, por consequência o desempenho global da organização. Com aplicação de novos sistemas de controlo, a Geopipes, demonstra estar preparada para fazer fase aos desafios de um mercado altamente competitivo e desafiante, ao assegurar um crescimento sustentável. Esta forma de abordagem permita à empresa uma visão clara e global do seu funcionamento, com isso consegue melhorar a sua capacidade na tomada de decisões estratégicas e ajustar de forma célere às exigências do mercado.
en
In recent years, there have been significant changes in the way companies are managed, driven by the revolution and ease access to information and the demand for quick and effective responses to the challenges of the global market. This evolution has forced companies to become more integrated and versatile in order to maintain their competitive advantages. In the current business environment, immediate access to information for various stakeholders is crucial for survival and success. On the other hand, a considerable proportion of small and medium-sized enterprises still neglect their economic/financial management, prioritizing short-term profit without a well-defined strategic plan. With this management approach, many problems are addressed superficially, without the identification and tackling of their root causes, which can compromise the potential for sustainable growth.Thus, current tools play a fundamental role. Management control tools allow companies to integrate strategic and operational information, thereby enabling a more comprehensive and effective evaluation of organizational performance. In the case of Geopipes, a system of management control practices has been implemented, using Key Performance Indicators (KPIs) to monitor the company's core operational areas, including internal process efficiency, human resource management and economic/financial results. The methodology used helps to identify and correct problems in a proactive manner, promoting continuous process improvements and, consequently, the overall performance of the organization. With the implementation of new control systems, Geopipes demonstrates its capacity to face the challenges of a highly competitive and demanding market, ensuring sustainable growth. This approach provides the company with a clear and comprehensive view of its operational landscape, thereby enhancing its capacity to make strategic decisions and adapt swiftly to market demands.