Título
Successful integration during merger and acquisition: A case study focused on communication strategy
Autor
Abdou, Maha Abdulkarim
Resumo
pt
O sector do transporte marítimo e da logística é vital para o negócio global, impulsionando o comércio internacional e permitindo a expansão geográfica. Este estudo debruça-se sobre um caso de estudo de uma fusão e aquisição ocorrida neste sector, visando a estratégia de comunicação no âmbito da mudança organizacional, que é analisada através do Modelo Burke-Litwin. Isto permite-nos compreender de forma abrangente a importância da liderança, da cultura organizacional e da comunicação neste caso, o que pode explicar o sucesso das integrações implicadas nesta M&A específica. Neste contexto, este estudo também examina a influência dos avanços tecnológicos, do crescimento do comércio eletrónico e da sustentabilidade ambiental, particularmente no cenário pós-COVID-19.
Através de um conjunto de entrevistas realizadas a um grupo muito restrito de decisores e intervenientes operacionais que desempenharam papéis distintos ao longo do processo de M&A, uma análise qualitativa mostra que a necessidade de adaptação às mudanças externas, a criação de uma cultura organizacional unificada e a gestão eficaz da comunicação durante as M&A garantiram o sucesso e a competitividade a longo prazo neste sector logístico dinâmico. É dada especial atenção ao impacto psicológico nos trabalhadores durante a integração, explorando os factores de motivação através da teoria da autodeterminação e aplicando a aprendizagem de ciclo simples e de ciclo duplo para refletir sobre as principais lições pós-M&A.
en
The shipping and logistics industry is vital to global business, driving international trade and enabling geographic expansion. This study delves into a case study from a M&A occurring in this industry, targeting the communication strategy within organizational change which is analyzed through the Burke-Litwin Model. This allows us to comprehensively grasp the significance of leadership, organizational culture, and communication in this case, which can explain the success of integrations entailed in this specific M&A. Within this context, this study also examines the influence of technological advancements, e-commerce growth, and environmental sustainability, particularly in the post-COVID-19 landscape.
Through a set of a interviews conducted with a very restricted group of decision makers and operational players that played distinct roles along the M&A process, a qualitative analysis shows that the need to adapt to external changes, the creation of a unified organizational culture, and managing communication effectively during M&A, secured long-term success and competitiveness in this dynamic logistics industry. Special attention is given to the psychological impact on employees during integration, exploring motivational drivers through self-determination theory and applying single-loop and double-loop learning to reflect on post-M&A key lessons.