Título
A relevância do factor comunicação na implementação do SIADAP
Autor
Rocha, Ana Bela Franco de Carvalho
Resumo
pt
Em 2008, o MCTES empreendeu um plano guiado e concertado, para implementação do
sistema de avaliação do desempenho (SIADAP) nos seus serviços. De acordo com esse plano,
na FCT foi aplicado um processo de desenvolvimento organizacional, baseado na liderança e
nos processos, que se desenrolou especialmente em articulação com os dirigentes superiores e
intermédios, mas sem o especial envolvimento dos trabalhadores contemplados no subsistema
SIADAP 3.
A situação foi analisada a partir do factor comunicação, considerando-se este como
envolvendo dois parâmetros: a participação e a informação. Em primeiro lugar, no próprio
texto da Lei 66-B/2007, verificou-se existirem elementos que incentivam não só a uma
partilha da informação com os colaboradores, mas também à sua participação activa em
determinadas etapas do processo (empowerment dos funcionários públicos).
Em segundo lugar, da comparação efectuada entre os direitos de informação e de
participação dos colaboradores, previstos na letra da Lei, e a sua aplicação no processo de
implementação do SIADAP na FCT/MCTES, concluiu-se que essas medidas, ainda que
limitadas, não são, mesmo assim, plenamente aplicadas ou usufruídas. Tal situação prefigura
um gap entre a matéria legislada e as práticas observadas.
No sentido de facilitar o envolvimento dos funcionários no processo anual da avaliação
do desempenho, apresentou-se um conjunto de intervenções constituído por um Plano de
Comunicação, associado à calendarização do SIADAP e suportado por uma plataforma
electrónica, cujo guião também é apresentado. Estes instrumentos, resultantes de uma
estratégia informativa e comunicacional bem definida e centrada nos colaboradores, tenderão
ao estabelecimento de um clima de confiança propício à mudança por via da partilha da
informação e da transparência dos processos.
en
In 2008, MCTES went through a guided and joint plan towards implementing the
performance evaluation system (SIADAP) within its departments.
According to such plan, an organizational development plan was carried out, based on
leadership and processes, which took place particularly at FCT in coordination with the
executive and middle management, but without the particular involvement of the work force
contemplated in subsystem SIADAP 3.
The situation was analyzed from the factor of communication, and this was considered
as involving two parameters: participation and information. In the first place, in the text of
Law 66-B/2007, it was noticed that there were elements which incentivized not only a sharing
of the information with the workers, but also their active participation on certain stages of the
process (empowerment by the civil servants).
Secondly, from the comparison made between the rights to information and
participation of the workers foreseen in the Law and its application in the process of
implementation of the SIADAP within the FCT/MCTES, it became clear that such measures,
although limited, were not, even so, fully applied or fully enjoyed. This situation creates a gap
between what had been legislated and the observed practice.
Towards facilitating the involvement of the work force in the process of yearly
performance evaluation, a set of interventions was announced, which was comprised of a Plan
of Communication, associated with the scheduling of SIADAP and supported by an electronic
platform whose script is also presented. These instruments, which resulted from a well
defined and worker centered informational and communicational strategy, will lean towards
establishing a climate of trust which is favorable to a change by way of sharing of information
and transparency of processes.