Título
Sustentabilidade dos media: Os jovens e os novos modelos de negócio para o futuro dos media digitais
Autor
Marcelino, Beatriz Andreia Ferreira
Resumo
pt
O estudo investiga os desafios e adaptação dos media digitais, especialmente no contexto
português, onde a crise financeira e a digitalização têm afetado a imprensa. O estudo examina
modelos de negócio, como assinaturas, paywalls e micropagamentos, necessários para a
sustentabilidade dos media digitais. Analisa ainda o consumo de notícias entre os jovens, que
preferem formatos gratuitos e de fácil acesso, frequentemente encontrados nas redes sociais,
onde se destacam as dificuldades em atrair os mesmos como assinantes que pagam pela
assinatura. O estudo sugere que o futuro do jornalismo digital depende da inovação,
diversificação de receitas e da implementação de estratégias de retenção e fidelização,
atendendo aos novos hábitos digitais.
en
The study examines the challenges and adaptations faced by digital media, particularly within
the Portuguese context, where financial crises and digitalization have impacted the press. The
study reviews business models, such as subscriptions, paywalls, and micropayments, as
essential for the sustainability of digital media. It also analyzes news consumption among
young audiences, who often prefer free and easily accessible formats commonly found on
social media, highlighting the difficulty in attracting them as paying subscribers. The research
suggests that the future of digital journalism depends on innovation, revenue diversification,
and implementing strategies for retention and loyalty, addressing new digital habits.