Título
Motivações para o consumo de programas de entretenimento alicerçados no chamado gossip
Autor
Assunção, Ana Rita Torres
Resumo
pt
Com o surgimento de uma nova era televisiva a oferta de canais e conteúdos
diversificou-se substancialmente. Neste quadro, emergiram programas de entretenimento
como o Fama Show e o Passadeira Vermelha, que para além da popularidade presente na
televisão, se expandiram também para as redes sociais online (RSO), criando um
ambiente de convergência mediática. Programas estes, focados na vida pública e privada
das celebridades, vieram facilitar a propagação de mexericos, seja por meio do boca a
boca ou das RSO. A presente investigação tem assim como intuito explorar, mas também
tentar descrever e perceber a relação que as audiências estabelecem com programas de
entretenimento alicerçados no chamado gossip. Deste modo, o principal objetivo passa
por investigar os motivos que levam as pessoas a consumir programas de entretenimento
relativos e propícios à propagação de mexericos, analisando tanto o Fama Show como o
Passadeira Vermelha e como estes satisfazem certas necessidades.
A estratégia metodológica empregue nesta investigação adotou o método
qualitativo, recorrendo à entrevista semiestruturada como método de recolha de
dados. Foram realizadas seis entrevistas a jovens mulheres com idades compreendidas
entre os 23 e os 25. Para além da entrevista como método de recolha de dados foi realizada
ainda uma análise exploratória aos conteúdos das páginas de Instagram dos programas
estabelecidos. Na semana de 29 de abril a 5 de maio, com a finalidade de examinar as
publicações, as celebridades mencionadas e ainda os respetivos gostos e comentários de
cada página de Instagram.
Por fim, verificou-se que as motivações agregadas ao consumo de programas de
entretenimento relativos a mexericos, como o Passadeira Vermelha e o Fama show,
dependem, segundo os discursos das participantes, de fatores emocionais e sociais. As
motivações, por sua vez, podem ir desde o desejo de entretenimento, à procura de
companhia, ao caracter informativo, à formação de identidade pessoal e ao fomento de
interação social.
en
With the emergence of a new television era, the offer of channels and content has
diversified substantially. Within this framework, entertainment programs such as the
Fama Show and the Passadeira Vermelha emerged, which in addition to the popularity
present on television, also expanded to the online social networks (OSN), creating an
environment of media convergence. These programs, focused on the public and private
lives of celebrities, have facilitated the spread of gossip, either through word of mouth or
OSN. The present research aims to explore, but also to try to describe and understand the
relationship that audiences establish with entertainment programs based on the so-called
gossip. Thus, the main objective is to investigate the reasons that lead people to consume
entertainment programs related to and conducive to the spread of gossip, analysing both
the Fama Show and the Passadeira Vermelha and how they satisfy certain needs.
The methodological strategy employed in this research adopted the qualitative
method, using the semi-structured interview as a method of data collection. Six interviews
were conducted with young women aged between 23 and 25. In addition to the interview
as a method of data collection, an exploratory analysis was also carried out on the contents
of the Instagram pages of the established programs. During the week of April 29 to May
5, in order to examine the publications, the celebrities mentioned and also the respective
likes and comments of each Instagram page.
Finally, it was found that the motivations added to the consumption of
entertainment programs related to gossip, such as the Passadeira Vermelha and the Fama
show, depend, according to the participant´s speeches, on emotional and social factors.
The motivations, in turn, can range from the desire for entertainment, the search for
company, the informative character, the formation of personal identity and the promotion
of social interaction.