Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

A relação entre a identificação organizacional e a saúde percecionada: o papel mediador do enquadramento positivo

Autor
Camacho, André Marcelo Ferreira Branco
Resumo
pt
O presente estudo teve como objetivo estudar a relação entre a identificação organizacional e a saúde percecionada numa amostra de professores e averiguar o potencial papel mediador do enquadramento positivo para a explicação desta relação. Para este efeito, recorremos a uma amostra constituída por 108 professores dos 2º e 3º ciclos (ensino básico) e do ensino secundário, de estabelecimentos públicos e privados da cidade do Funchal, que preencheram dois questionários distintos no 2º e no 3º períodos letivos de 2013/2014. Os resultados obtidos revelaram que os professores com níveis mais elevados de identificação com a escola em que leccionam, reportam uma perceção mais positiva da sua saúde geral três meses depois. Por outro lado, quando comparados com os professores com menores níveis de identificação organizacional, os professores para quem a pertença à escola é mais importante para a sua auto-definição, tendem a enquadrar mais positivamente as situações com que se confrontam na sua escola. Os resultados sugerem que o enquadramento positivo explica a razão pela qual a identificação organizacional está associada à perceção que os professores têm da sua saúde. Estes resultados constituem um fator impulsionador para a elaboração de planos de prevenção de saúde em contexto organizacional, sublinhando a necessidade de haver um maior envolvimento e cooperação por parte das chefias escolares, por forma a serem concebidas estratégias que atendam e incrementem a identificação organizacional e a implementação de táticas de enquadramento positivo dos professores na sua escola.
en
The present study aims to analyze the relationship between organizational identification and perceived health in a sample of school teachers, as well the potential mediator role of positive framing in this relationship. Our sample was constituted by 108 school teachers from 2nd and 3th basic and high schools from Funchal (private and public schools) who filled two questionnaires in the 2nd and 3th terms of 2013/2014. Our results indicate that the school teachers with higher levels of organizational identification with their school report a more positive perception of health three months later. On the other hand, when we compare these school teachers whose organizational their membership is important for their self-definition with those who had lower levels of organizational identification, we notice that they tend to frame the situations they live in the school in a positive way. Our results suggest that the positive framing explains the reason why organizational identification is associated with the perceived health of the school teachers. These results constitute a driving factor for the conception of prevention health programs in the organizational context, stressing the need of a greater involvement and cooperation by the scholar leaderships in the conception of strategies that consider and promote organizational identification as well the implementation of positive framing tactics for the school teachers

Data

14-jul-2015

Palavras-chave

Saúde
Health
Bem-estar
Well-being
Identificação organizacional
Organizational identification
Enquadramento positivo
Positive framing

Acesso

Acesso livre

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