Título
A inovação não-produto e a internacionalização
Autor
Mendes, Marco Gameiro
Resumo
pt
O presente estudo analisa a relação entre a Inovação e a Internacionalização. O ambiente em
que as organizações operam exige a expansão a novos mercados e pressiona as organizações a
procurarem vantagens competitivas indo além de uma simples estratégia de competição baseada
no custo/preço. É neste contexto que a Inovação se afirma como factor incontornável em todas as
áreas da estratégia organizacional.
Recorrendo a dados relativos a 16 622 organizações e recolhidos pelas versões de 2008, 2010
e 2012 do Community Innovation Survey (CIS), a análise foi realizada em duas vertentes: uma
mais generalista e outra seccionando a amostra em concordância com o nível de Intensidade
Tecnológica / de Conhecimento dos sectores de actuação das organizações. O método estatístico
utilizado foi o coeficiente de correlação de Pearson.
A principal conclusão é de uma relação positiva entre as Inovações de Processos, Organizacional
e de Marketing e as exportações. Esta relação mantém-se independentemente do nível de Intensidade
Tecnológica / de Conhecimento do sector de actuação das organizações. Contudo, recomenda-se
cautela na interpretação dos resultados, considerando a natureza dicotómica das variáveis
utilizadas e o desfasamento temporal entre a implementação de uma inovação e o seu impacto.
Observou-se também uma predominância da implementação de Inovações de Processos sobre os
outros dois tipos.
É da opinião dos autores que o estado da arte beneficiaria de estudos complementares à
relação aqui comprovada, numa óptica quantitativa. Simultaneamente, recomendamos a
identificação dos casos transversalmente às versões do CIS, possibilitando análises
correlacionais desfasadas.
en
This dissertation examines the relationship between Innovation and Internationalization. The
environment in which organizations operate under demands their expansion into new markets
and pressures them to develop competitive advantages that extend beyond a cost competition
strategy. It is in this context that Innovation establishes itself as an unavoidable factor in every
area of organizational strategy.
By using data comprising 16 622 organizations and collected by the 2008, 2010 and 2012
versions of the Community Innovation Survey (CIS), said analysis was carried in a two-pronged
approach: a generalist one and another partitioning the sample with regards to the Technological
/ Knowledge Intensity of the sector in which organizations operate. The chosen statistical method
was Pearson’s correlation coefficient.
The main conclusion is that of a positive relationship between Process, Organizational and
Marketing Innovations and exports. This relationship remains despite of the level of
Technological / Knowledge Intensity of the sector under which the organizations operate.
However, caution is recommended when interpreting the results due to the dichotomic nature of
the variables and the lag between the implementation of an innovation and its impact. A
predominance of the implementation of Process Innovations over other types was also observed.
It is the authors’ opinion that further studies with a quantitative approach would be beneficial for the
state of the art. Simultaneously, in order to allow lagged correlation analysis, we recommend that
organizations be identifiable across the various CIS versions.