Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico

Autor
Bartolomeu, André Miguel Coralejo
Resumo
pt
O interesse no estudo da concorrência comercial tem vindo a aumentar nos últimos anos pela relevância que a mesma tem na competitividade de um país. No entanto, a literatura existente neste âmbito apesar de ter utilizado vários índices (como por exemplo o de Hirschman-Herfindahl ou o de Krugman) ainda não conseguiu encontrar um indicador ótimo (que consiga medir com exatidão o grau da concorrência comercial) pelo que continua a existir espaço para novas análises. O contributo deste trabalho passa pela proposta de uma nova metodologia que incorpora o fator geográfico no conceito de concorrência potencial e pela criação de novos índices que pretendem responder a duas questões: qual o grau de concorrência global que dois países exercem um sobre o outro e qual o nível de concorrência potencial num determinado mercado de destino. Foram utilizados os dados das exportações dos três maiores exportadores europeus (Alemanha, França e Reino Unido) para a quase totalidade dos países do Mundo (211 países) em 2011 e foi aplicado o Índice de Krugman modificado de forma a ser tida em consideração a concorrência que existe nos países, sub-regiões, regiões, continentes e mundo. Assim, todos os cálculos efetuados tiveram por base esses cinco níveis de desagregação. Os resultados obtidos foram os expectáveis. Os novos indicadores permitiram adicionar a dimensão geográfica à análise da concorrência potencial entre cada par de países, estabelecer comparações com a concorrência atual e estimar quais os pares de países para os quais a concorrência poderá aumentar futuramente de forma mais acentuada.
en
The interest in the study of commercial competition has been increasing in the recent years due to the importance that it has on the competitiveness of a country. However, the existing literature despite using various indices (such as the Hirschamn-Herfindahl or the Krugman) has not yet find an optimal indicator (which can accurately measure the degree of commercial competition) so there is still space for further analysis. The contribution of this work involves the proposal of a new methodology that incorporates the geographical factor in the concept of potential competition and the creation of new indicators wishing to answer two questions: what’s the degree of global competition that two countries have on each other and what’s the level of potential competition in a given destination market. The data used are the exports of the three largest European exporters (Germany, France and United Kingdom) to almost all countries in the world (211 countries) in 2011. Was applied the Krugman’s Index modified in order to consider the competition that exists in the countries, sub-regions, regions, continents and the world. Thus, all calculations were based on these five levels of disaggregation. The results obtained were as expected. The new indicators allowed adding a geographical dimension to the analysis of potential competition between each pair of countries, making comparisons with the current competition and estimate which pairs of countries for which competition may increase in the future more steeply.

Data

21-abr-2014

Palavras-chave

Competition
Concorrência
Similitude estrutural
Structural similarity
Exportações
Exports
Dimensão geográfica
Geographical dimension

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo