Título
Plano de negócios:“Portuguese Tapas”
Autor
Palma, Maria Duque Bandeira da
Resumo
pt
A ideia apresentada neste plano de negócios pretende dissociar o conceito
convencional de tapas, normalmente utilizado na gastronomia espanhola,
transformando-o numa versão portuguesa. Desta forma, será possível degustar vários
petiscos tradicionais portugueses numa única refeição, através do conceito de tapas,
aliando a tradição à modernidade.
Numa primeira fase, foi efetuada a análise da envolvente externa, procurando preverse
comportamentos futuros nos contextos político-legal, económico, social e
tecnológico. Analisou-se ainda o setor específico onde o negócio se insere de forma a
avaliar os fatores que o condicionam. De seguida, apresenta-se a ideia de negócio do
Portuguese Tapas, é delineada a estratégia de desenvolvimento e os requisitos para a
implementação do projeto, tendo em conta os seus pontos fortes e fracos.
Por fim, procedeu-se à analise económico-financeira do projeto, aferindo a viabilidade
do mesmo.
en
The idea presented in this business plan intends to diverge from the conventional
concept of "tapas", used in the Spanish gastronomy, transforming it into a Portuguese
version. Hence, it will be possible to taste different kinds of Portuguese traditional
dishes in one meal, combining tradition and modernity.
The business plan starts with an external analysis, trying to understand and forecast
changes in the political, economic, social and technological environment.
Additionally, we studied the sector and the market where the business will take place,
in order to evaluate other factors that will influence it. After that, it is presented the
business idea of the Portuguese Tapas, it is outlined the development strategy and the
requirements for the implementation of project, weighting its strengths and
weaknesses.
Finally, it was performed the economic and financial analysis of the project, in order
to test the viability of the project.