Título
Fórum nacional do turismo de negócios
Autor
Teixeira, Júlio Miguel Pires Pessoa
Resumo
pt
O presente trabalho de mestrado consiste na elaboração de um plano de negócios, e tem
como objectivo principal demonstrar o interesse de um evento anual ou semestral que se
assuma como um fórum de discussão sobre o turismo de negócios, promovido por uma
entidade privada que seja um player forte do sector, e que rentabilize o potencial da
cidade de Lisboa e, mais especificamente, do Centro de Congressos de Lisboa.
O turismo de negócios compreende o conjunto de actividades turísticas nacionais ou
internacionais decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo,
institucional, de carácter comercial, técnico, científico e social. De acordo com a
informação de organismos internacionais, nomeadamente da ICCA – International
Congress and Convention Association, Lisboa tem sido uma das principais cidades a
nível mundial na meeting industry, ou seja, tem sido um dos principais destinos de
acolhimento de congressos e reuniões internacionais. É nesta perspectiva que o Centro de
Congressos de Lisboa surge como um local de referência nacional e internacional, que
reúne todas as condições para ser a organização líder no processo de aglutinação de
esforços e para dar projecção ao turismo de negócios em Portugal.
Na perspectiva da organização este será um novo produto porque passaria a ter um
evento próprio, afastando-se da sua lógica de funcionamento actual que é o acolhimento
e gestão de eventos de terceiros nas suas instalações. Este novo produto pode contribuir
para consolidar a imagem do Centro de Congressos de Lisboa e dinamizar as vendas no
mercado nacional.
en
This Master's project develops a business plan, and aims to demonstrate that an annual or
biannual event should be created to work as a forum for discussion on business tourism,
promoted by a private entity that is a strong player in the sector, and monetize the
potential of the city of Lisbon, and of the Centro de Congressos de Lisboa.
The business tourism comprises the set of national or international tourism activities
arising from professional interest meetings, associative, institutional, commercial,
technical, scientific and social. According to information from international
organizations, notably the International Congress and Convention Association - ICCA,
Lisbon has been one of major cities worldwide in the Meeting Industry, meaning that is
one of the main destinations of international congresses and meetings. It is in this
perspective that the Centro de Congressos de Lisboa emerges as a national and
international reference venue, which gathers all the conditions to be the leading
organization in the process of gathering efforts and give projection to the business
tourism in Portugal.
From the perspective of the Centro de Congressos de Lisboa this is a new product
because the organization would have an event of its own, moving away from its current
operating logic which is to host and manage third-parties events on its premises. This
new product can contribute to the consolidation of the image of the Centro de
Congressos de Lisboa and the streamlining of its sales in the domestic market.