Título
The contribution of organizational intelligence: the case of Transportes Aéreos Portugueses
Autor
Christmann, Jens Peter
Resumo
pt
A gestão de conhecimento organizacional distingue a gestão de uma Organização no âmbito
da gestão de processos de negócios, visando a criação de valor e a obtenção de Retorno sobre
o Investimento. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se a aplicação da gestão do
conhecimento dentro de uma companhia aérea internacional (TAP) resulta em inteligência
organizacional e leva à criação de valor, aplicada através de uma eficaz e eficiente gestão de
processos de negócio. A abordagem considera, portanto, a estrutura conceitual de inteligência
organizacional.
A metodologia aplicada sustenta que os resultados são baseados num estudo de caso realizado
dentro dos projetos correntemente implementados na mesma organização internacional de
aviação. A informação para esta pesquisa foi recolhida através da aplicação de um inquérito
com referência específica aos projetos atualmente executados em toda a organização. A
abordagem sistemática de inteligência organizacional baseia a aplicação de outras
metodologias, tais como inteligência competitiva, gestão de valor e maturidade do processo,
para garantir a aplicação do conhecimento.
As hipóteses estão de acordo com o objetivo do inquérito implementado, questionando acerca
da criação de valor, da integração da gestão do conhecimento e fazendo referência aos
processos de negócio, definindo os níveis de maturidade dentro da Organização. O inquérito
acessa as hipóteses baseadas em maturidade do processo, levando a uma recomendação
estratégica fundamentada nos resultados e objetivos organizacionais. Através da gestão de
maturidade do processo, os resultados indicam que a gestão do conhecimento não é
implementada com sucesso e os procedimentos dentro dos processos organizacionais internos
da companhia aérea requerem uma melhoria intensa para a criação de valor e a obtenção de
Retorno sobre o Investimento.
en
Organizational knowledge management distinguishes an organizations management within
business process management, aiming towards value creation and the achievement of Return
on Investment. The current research aims to verify if the application of knowledge
management within an international airline (TAP), results in organizational intelligence and
leads towards value creation, applied through effective and efficient business process
management. The approach therefore considers the conceptual framework of organizational
intelligence.
The applied methodology sustains, that the results are grounded on a case study realized
within the current implemented projects of the selected airline. The information towards this
research was gathered through the implementation of a survey with specific reference to the
presently executed projects throughout the entire organization. The systematic approach of
organizational intelligence grounds the application of further methodologies, such as
competitive intelligence, value management and process maturity, to ensure the application of
knowledge.
The hypotheses are aligned towards the objective of the implemented survey, questioning the
creation of value, the integration of knowledge management and in reference to business
processes, defining the maturity levels within the organization. The survey accesses the
hypotheses grounded on process maturity, leading to a strategic recommendation grounded on
the results and organizational objectives. Through the management of process maturity, the
results indicate that knowledge management is not successfully implemented and the
procedures within the internal organizational processes of the airline request intense
improvement towards value creation and the achievement of Return on Investment.