Título
Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
Autor
Costa, Andreia Filipa Telo Santos da
Resumo
pt
A presente investigação desenvolvida no âmbito da Educação de Adultos centra-se, inicialmente, em algumas correntes teóricas com o intuito de facilitar a compreensão desta problemática.
O quadro teórico aborda, de uma forma geral, as diretrizes europeias da Aprendizagem ao Longo da Vida com especial enfoque na modalidade de Educação de Adultos em contexto nacional e internacional. É, ainda, imprescindível abordar o estudo de Philippe Carré, pois constitui parte integrante da pesquisa.
O estudo tem como objetivo entender as motivações dos adultos face à frequência de cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária José Afonso em Loures.
Posto isto, o instrumento de investigação utilizado teve como base o “Questionário de Motivação para a Formação - QMF” produzido por Philippe Carré, em 2001, e publicado no seu livro - De la motivation à la formation; traduzido e adaptado ao questionário da presente investigação.
Os dados recolhidos, que são de natureza quantitativa e o tratamento dos mesmos, obtido mediante a utilização do Programa IBM SPSS Statistics 20 foram analisados à luz do contributo teórico de Philippe Carré.
A investigação baseou-se numa amostra de 73 indivíduos, que frequentam os Cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação no ano letivo 2012/2013, com vista à conclusão do 12º ano e obtenção do nível de qualificação III da Escola Secundária José Afonso.
Os resultados obtidos sugerem que a motivação dos adultos se baseia em fatores intrínsecos e extrínsecos de acordo com as características da amostra.
en
The current investigation developed in the ambit of Adult Education centers, initially in some theorical currents, with the goal of facilitates the comprehension of this problematic.
The theorical board approaches, generally, the European guide lines of Lifelong Learning with special emphasis on Adult Education before the national and international context.. It is, also, imprescindible to approach the study of Philippe Carré, as an integral part of the research.
The study’s goal is to understand the adult’s motivation that concerns the EFA courses at Escola Secundária José Afonso in Loures.
Knowing this, the investigation instrument used, had as its base the “Questionário de Motivação para a Formação – QMF” developed by Philippe Carré, in 2001, and published in this book – De la motivation à la formation, translated e adapted to the questionnaire of the current investigation.
The collected data are from quantitative nature and their treatment was obtained by using the IBM SPSS Statistics 20 Program were analyzed with the theorical contribution of Philippe Carré.
This investigation was based in a sample of 73 individuals that frequent EFA double certification courses in school year 2012/2013, aiming to the 12th grade’s conclusion and obtaining qualification level III at Escola Secundária José Afonso.
The obtained results suggest that adult’s motivation is based on intrinsic and extrinsic factors, according to the sample characteristics.