Título
Educação de adultos em São Tomé e Príncipe: uma análise do programa de alfabetização de adultos no distrito de Água-Grande
Autor
Fernandes, Euridice dos Ramos Afonso
Resumo
pt
Em São Tomé e Príncipe, tem-se apostado em processos de educação de adultos que visam a redução das taxas de analfabetismo, através das aulas de alfabetização em todo o País. Através de centros de formação académica e profissional para adultos (homens e mulheres), procura-se dinamizar e direcionar cursos de alfabetização para atividades profissionais, potenciadoras de inserção dos alfabetizados na vida social e profissional.
No presente trabalho tomou-se como referência o distrito de Água-Grande, o qual ainda possui uma taxa de analfabetismo de 6,7%.
Assim, no quadro do programa de alfabetização em São Tomé e Príncipe, consideramos importante conhecer sua implementação no distrito de Água – Grande, dando conta as suas diferentes modalidades, do perfil dos beneficiários, das perceções dos formadores e formandos sobre o programa e seus impactos.
A metodologia adotada é qualitativa e as técnicas utilizadas foram a análise documental, a observação, entrevistas semi-dirigidas e a análise de dados teve como instrumento a análise de conteúdo.
Como resultado, foi possível perceber que o impacto do programa é percecionado como sendo positivo para todos os níveis (tendo em conta a existência de alunos que começaram na 1ª classe e hoje já estão na 3ª classe, outros na 4ª, e outros em níveis mais avançados). Também foram demonstradas as expetativas dos formandos que assentam na vontade de continuar a ler e aprender a escrever e vão de acordo com aquilo que a nosso ver seria de incluir no programa de inserção profissional, de modo a que não só tenham uma certificação da conclusão da 4ª classe, como também uma orientação profissional.
en
In Sao Tome and Principe, its being adopted a method in adult’s education which aimed at reducing the illiteracy rates, through literacy classes across the country. Through academic and vocational training centers for adults, we seek to stimulate and direct literacy courses for activities that potentiate insertion of literates in social and professional life.
In this paper we took as a reference the Água-Grande district, which has 6.7% illiteracy rate.
In the context of the literacy program in Sao Tome and Principe, we consider important to know its implementation in the Agua-Grande District, realizing its different modalities, the profile of the beneficiaries, the perceptions of trainers and trainees about the program and its impacts.
The methodology is qualitative and the techniques used were documental analysis, observation, semi-structured interviews and data analysis was to implement the content analysis.
As a result, it was possible to understand that the impact of the program is perceived as being positive for all levels (taking into account the existence of students who started in 1st grade and already today are in 3rd grade, the other on the 4th grade, and other on advanced levels). Moreover, It was demonstrated the expectations of trainees based on the desire to continue reading and learn to write and go according to which in our view should be included in the professional insertion program, so that they not only have a certification of completion of 4th grade, but also a professional orientation.