Título
A apropriação do graffiti por parte das marcas: a perspetiva dos graffiters em análise
Autor
Carabineiro, Márcia Helena
Resumo
pt
Praticada por uma camada maioritariamente jovem, o graffiti é uma forma de expressão
que acompanha a sociedade desde o início dos anos 70. A sua criação deveu-se sobretudo à
necessidade de grupos urbanos marcarem a sua presença nas grandes cidades, fazendo-se ouvir
neste contexto. Estando a sua origem intrinsecamente ligada às ruas e à ilegalidade, têm-se vindo
a registar, nas últimas décadas, uma crescente aproximação entre o graffiti e determinadas
entidades comerciais, como é o caso das marcas, levando consequentemente à parcial integração
do graffiti na cultura mainstream.
Tendo em conta a índole anti-comercial e anti-marca que o graffiti desde início assumiu,
esta investigação foi desenvolvida com o objetivo de dar a conhecer a perspetiva dos graffiters,
no que a esta realidade de convergência entre duas realidades aparentemente antagónicas
concerne.
Para a obtenção da informação necessária ser exequível, optou-se por uma metodologia
de tipo qualitativo, recorrendo à realização de dez entrevistas, sendo, que na maioria delas, foi
perceptível que, de forma crescente, a convergência entre graffiti e marcas ocorre devido à
necessidade de autossustentação dos artistas. É igualmente notório, que apesar de cederem a
desenvolver projetos com marcas, os jovens graffiters continuam a pintar na rua, sendo inclusive
o seu modo de atuar de eleição.
en
Mostly practised by a young layer, graffiti is a way of expression existent in our society
since the early 70s. Its creation was mainly due to the need of urban youth groups to mark their
presence in the city, and ensure that their voice was heard.
Being its origin intrinsically linked to the streets and lawlessness, it is notorious that in the
latest decades there has been a growing rapprochement between graffiti and certain commercial
entities, such as brands, leading consequently to the partial integration of graffiti in the
mainstream culture. Having regard to the anti-commercial and anti-brand nature that graffiti had assumed
from its beginning, this research was developed in order to make known the perspective of
graffiters, about this reality of convergence between two apparently conflicting realities.
To be able to reach the necessary information, a qualitative methodology was conducted,
evolving ten interviews, being noticeable in most of that, increasingly, the convergence between
graffiti and brands is happening due to the need of artists to self-support. It is also noticeable that,
despite accepting to develop projects with brands, the young graffiters continue to paint on the
street, being this their favourite way of painting.