Título
O modelo de negócio da Starbucks e a sua aplicação ao caso português
Autor
Pereira, Feliciano Pires
Resumo
pt
O caso em estudo insere-se no âmbito da estratégia empresarial e descreve o modelo de
negócio da Starbucks, um dos gigantes mundiais no fornecimento, torrefacção e retalho do
mercado do café de alta qualidade. A empresa, criada em Seattle em 1971, teve um
crescimento exponencial nos últimos anos, conseguindo em 2008 vendas superiores a $10.000
milhões.
O objectivo do caso é sobretudo identificar, analisar e constatar a validade das variáveis que
sustentam o êxito operacional e a expansão de uma cadeia de distribuição mundial como a
Starbucks e, posteriormente, através da utilização de ferramentas de análise apropriadas,
possibilitar ao público-alvo do caso estabelecer uma linha de evolução para a empresa, não só
a nível global, mas também, quando assim se justificar, para Portugal.
A resolução deste caso permitirá ao público-alvo: adquirir conhecimentos e desenvolver
capacidades, de forma a compreender o modelo de negócio e linhas de orientação estratégica
da Starbucks; identificar as variáveis que sustentam o sucesso de uma cadeia de lojas como a
Starbucks e que permitiram a expansão mundial da empresa; avaliar a adequação dessas
variáveis ao caso português, na entrada e expansão do modelo de negócio da Starbucks;
percepcionar as implicações a médio prazo do actual modelo de negócio, estratégia e demais
elementos face às possíveis evoluções dos perfis de consumo (evolução dos clientes a nível
global e a nível nacional).
en
This case study intends to describe the business model of Starbucks, one of the world’s giants in the specialty coffee market. The company was established in 1971 and in the most recent
years its main activities - supplying, roasting and retailing of coffee- have been showing an
exponential growth tendency, reaching more than $10 billion in revenues by 2008.
The aim of this case study is to identify, analyze and confirm the legitimacy of Starbucks’ key
success factors, both in operations and expansion processes, and subsequently, by using
appropriate analysis tools, delineate a future scenario for the company in a global perspective
and, when appropriate, for Portugal.
Solving this case study will allow its target audience to: acquire knowledge and develop skills
to understand Starbucks’ business model and strategic orientation; identify the key factors that
have sustained a successful chain like Starbucks, enabling the global expansion of the
company; assess the adequacy of these key factors to the Portuguese case, in the entry and
expansion of the Starbucks business model; perceive the implications in the medium term that
may arise from the current business model, strategy and other elements according to the
possible evolution of consumption patterns (the evolution of clients in both global and
national levels).