Título
Desenvolvimento estratégico da odisseias e o futuro das caixas presente em Portugal
Autor
Filipe, Ana Filipa Duarte
Resumo
pt
As opções estratégicas e sua coerência são factores chave para o sucesso das organizações no mundo competitivo e em constante mudança nos dias de hoje.
O presente trabalho é um caso pedagógico empresarial e como tal, apresenta duas vertentes complementares. Por um lado a análise de uma situação empresarial real e por outro a sua ‘resolução’ através de uma metodologia pedagógica.
O caso descreve o modelo de negócio da Odisseias, uma empresa criada em 2005 e que atua no mercado das experiências em Portugal. A Odisseias teve um crescimento exponencial desde o seu início, conseguindo inesperadamente em 2012 passar do terceiro lugar a líder de mercado, atingindo receitas superiores a cinco milhões de euros.
O objectivo do caso é sobretudo identificar, analisar e constatar a validade das variáveis que sustentam o êxito e a continuidade desta área de negócio no mercado, e posteriormente, através da utilização de ferramentas de análise apropriadas, possibilitar ao público-alvo do caso, estabelecer uma linha de evolução para a empresa, não só a nível interno, mas também, externo.
Paralelamente, a resolução deste problema empresarial é apresentada de forma a ser utilizada para fins pedagógicos, potenciando a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão, que orientam a definição de uma Estratégia em qualquer mercado.
Este trabalho pretende, ao nível da Gestão Empresarial, ser um contributo válido para a sistematização do processo de elaboração de uma estratégia empresarial. Para a Pedagogia, pretende-se munir o mercado de um instrumento eficaz de ensino, que permita exercitar a tomada de decisão, de forma consistente e estruturada.
en
The strategic options and its coherence are key factors for the success of all organizations in this fast changing and competitive world we currently live in.
This paper is a business pedagogical case and as such, presents two complementary perpectives. On one hand, the analysis of a real business situation and on the other, the resolution of problematics encountered relating from a pedagogical perspective.
The case describes the business model of Odisseias, a company criated in 2005 that operates in the gift voucher’s market in Portugal. Odisseias has grown exponentially since its start-up, which allowed the company unexpectedly to move from third player in the market to leader with revenues of more than five million euros in 2012.
The aim of this business case is to identify, analyze and verify the validity of the variables that underpin the success of the company and the continuity of this industry. Through the use of suitable analitic tools, the readers should be able to establish the evolution of the company, not only internally, but also externally.
In addition, the resolution of this business problem is presented in a way that is suitable to be used for educational purposes, enhacing learning methodologies and management tools that guide the definition of a strategy, in any market.
At the level of business management, this study intends to be a valid contribution for the sistematization of the process of developing a business strategy. For pedagogy, the purpose of this study is to provide an effective tool of teaching that support the decision making process in a consistent and structured manner.