Título
O papel da formação na relação com clientes: Impacto sobre as vendas
Autor
Peres, Vasco França
Resumo
pt
O Marketing e as Vendas são actualmente duas áreas inseparáveis nas organizações.
Entre estes dois departamentos, a comunicação deve fluir sem que exista qualquer tipo de
barreiras. Conhecer as necessidades dos clientes, gerar a sua satisfação e a criação de
confiança resultam de um trabalho conjunto do Marketing&Vendas e que deve
corresponder às expectativas criadas pelo Marketing.
Entre clientes e fornecedores estabelecem-se relações extremamente importantes de gerir
e que o Marketing estuda, numa corrente que é o Marketing Relacional. A organização
que melhor realizar esta tarefa, conseguirá os melhores resultados e se não o for, estará
seguramente no bom caminho para alcançar a liderança de mercado.
O contacto que um consumidor tem com determinado produto ou serviço constitui a sua
experiência pessoal do mesmo. No entanto, quando o cliente é um intermediário, também
este tem a sua experiência de compra, uma relação de convivência comercial com o seu
parceiro. A Força de Vendas desempenha neste campo, um papel fundamental,
trabalhando directamente com o cliente em representação da empresa, sendo o elemento
que maior impacto tem na construção da imagem que o cliente terá da organização.
Os eventos são reconhecidos como um meio de comunicação dirigida muito importante e
com resultados interessantes na relação investimento/retorno. Comparativamente a
campanhas de comunicação televisivas ou em qualquer outro meio above the line sabe-se
que o evento é uma forma mais racional para aplicar o Orçamento de Comunicação
disponível.
en
Nowadays, In Organizations, Marketing and Sales and inseparable areas. Between these
two departments, communications must flow without any kind of barriers. To find
customers needs, generate satisfaction and trust, Marketing and Sales must work together
as one to achieve the expectations created by marketing promises.
The relationships established between customers and suppliers are extremely important to
manage and are studied by one of Marketing streams, Relationship Marketing. The
Organization who better achieves this task will obtain the best results and if it’s not
already, will surely walk to market leadership.
When the consumer contacts with a certain product or service, his own personal
experience is created. However, when a client stands as an intermediary, also has his
buying experience, from the commercial coexistence with his partner. In this matter,
Sales Force has a fundamental role, working directly with the client, representing the
company, being the element with bigger impact on the image of the organization created
by the client.
Events are acknowledged has a very important direct communication form, with
interesting results on the investment/return relationship. Comparatively to television
communication campaigns or in any other above the line mean, it’s known that the event
is a more rational way to apply the Communication Budget available.