Título
Melhoria do modelo GO e avaliação dos resultados numa óptica de gestão de benefícios
Autor
Silvério, Jorge Manuel Nobre Fazenda da Conceição
Resumo
pt
Com esta tese pretendemos exemplificar, através de um caso concreto e recorrendo ao
método de investigação do estudo de caso, em que medida é que o alinhamento estratégico
dos sistemas de informação - com base na arquitectura de processos, na gestão do risco e
na gestão dos benefícios decorrentes - contribui para potenciar o desempenho das
organizações.
O exemplo apresentado neste estudo corresponde a uma abordagem metodológica,
designada de Modelo GO, orientada para organizações públicas de auditoria e inspecção,
que resulta da experiência adquirida pelo investigador, nas práticas de auditor e inspector
ao longo do tempo.
Nesta tese, e sem a pretensão de realizar análises conceptuais profundas, aquele modelo foi
melhorado com base na combinação das potencialidades mais importantes (no nosso
entender) de algumas metodologias associadas ao tema sobre gestão e avaliação do
desempenho organizacional.
Os objectivos deste trabalho foram alcançados uma vez que as melhorias introduzidas no
Modelo GO tornaram mais claros e tangíveis os benefícios que as funcionalidades desta
solução organizacional preconizam. A tese conclui igualmente que o modelo pode ser
aplicável a outras organizações para além da que foi apresentada no estudo de caso, uma
vez que os conceitos subjacentes potenciam a existência de instrumentos de medida que
permitem um diagnóstico das competências e fraquezas de uma organização, o que pode
concorrer para a melhoria do seu desempenho.
en
The present dissertation aims at exemplifying, through a practical scenario and having the
research methodology of a case study as a resource, how the strategic alignment of
information systems - build upon the processes’ architecture, risk management and
management of deriving profits – contributes toward the development of organisational
performance.
The example introduced in the current study pertains to a methodological approach,
referred to as the GO Model, oriented for public auditing and inspection organisations, and
deriving from the experience obtained by the researcher within his auditing and inspection
expertise gathered throughout the time.
In this dissertation, and without the purpose of undertaking a thorough conceptual analysis,
the above mentioned model was improved by combining the most important potentialities
(in our perception) of certain methodologies in connection with the management and
assessment of organisational performance thematic.
The objectives of this study were attained as the improvements induced by the GO Model
allowed the gains to become more clear and tangible as per the functionalities that this
organisational solution consents. The dissertation also concludes that this model can be
applied to other organisations in addition to the one presented as a case study, which is
feasible due to the underlying concepts that encompass the instruments that brings to
fruition a diagnostic of an organisation’s competences and weaknesses, and thus
contributing to the enhancement of its performance.