Título
How employee portal contributes for the intangible assets value creation
Autor
Mendes, David Santos
Resumo
pt
O aumento da competitividade empresarial aliado ao nível de desenvolvimento das
tecnologias de informação provocou enormes mudanças organizacionais e aumentou a
importância dos ativos intangíveis na cadeia de valor. As competências, talento e o “saber
fazer” dos colaboradores, a propriedade intelectual, informação, sistemas de informação,
infraestrutura, cultura organizacional, capacidade de trabalho em equipa e outras formas de
ativos intangíveis são fontes importantes de valor. Contudo para gerarem valor, estes ativos
devem estar integrados entre si e alinhados com os objetivos para os processos internos.
Para endereçar algumas preocupações, da organização, relacionadas com a criação de valor
e com a gestão da mudança, desenvolvemos um modelo teórico com estrutura multicamada.
Este modelo ilustra os caminhos e os fluxos de criação de valor, as relações entre os "ativos
intangíveis" e a representação dos "facilitadores de mudança". Combinámos o Mapa
Estratégico e a rede de dependência de benefícios, resultando num modelo mais robusto
para ajudar as organizações a melhorar o conhecimento da estratégia, reduzindo o risco de
falha de projetos e captando o valor real de seus investimentos.
Por forma a entender a forma como um portal de colaborador contribui para o processo de
criação de valor dos ativos intangíveis da empresa, foi realizado um estudo de caso com um
portal de colaborador. O autor realizou um estudo preliminar que compreende a revisão da
literatura e coleta de dados, seguida por entrevistas semiestruturadas e análise dos
resultados de questionários de satisfação de colaboradores para triangulação e confirmação
dos dados recolhidos.
en
Today's increasingly business competition and the information technologies development
led to huge corporate organisational changes and pulled intangible assets up in the value
chain. Employees’ skills, talent and know how, intellectual property, information,
information systems, infrastructure, culture, teamwork capacity and other forms of non-physical assets are critical sources of value. But in order to generate value they must be
integrated with each other and aligned with the objectives for the internal processes.
To address some organisation concerns related to value creation and change management, a
theoretical multi-tier framework was developed. This framework illustrates the path and
flows of value-creation, the relationships between “intangible assets” and the representation
of “enabling changes projects”. Strategy Map and Benefits Dependency Network were
combined, resulting in a stronger framework to help organizations enhancing their strategy
knowledge, to reduce the risk of projects failure, and to capture real value from their
investments.
In order to understand how an employee portal contributes for the intangible assets value
creation process, an Employee Portal case study was carried out. The author performed a
preliminary study comprising a literature review and data collection followed with semi-structured interviews and analysis of employee satisfaction surveys results to triangulate
and confirm all the data gathered.