Título
A implementação de ferramentas de marketing relacional no Benavente Vila Hotel
Autor
Sousa, Andreia Isabel Moreira
Resumo
pt
O projecto que se segue reporta à análise das ferramentas de relacionamento com o cliente no âmbito do marketing relacional que poderão ser implementadas no Benavente Vila Hotel.
De modo a conhecer-se o mercado hoteleiro, inicia-se este projecto analisando as dormidas
e taxas de ocupação dos hotéis a nível internacional, nacional, ao nível do concelho de
Benavente e região envolvente.
Conhecido o mercado hoteleiro em Portugal, importa perceber de que modo as ferramentas
de relacionamento com o cliente estão enfatizadas na hotelaria. Neste sentido, caracteriza-se a
unidade hoteleira em estudo: Benavente Vila Hotel, que assume a simplicidade e a
modernidade como as palavras de ordem. Descrevendo a análise swot e a estratégia de
marketing concebida conhecem-se os pontos estratégicos a desenvolver no hotel.
Constituindo este estudo uma análise de projecto ao longo do seu desenvolvimento surgem
dois cenários equiparados, isto devido a especificidades estruturais e estratégicas do próprio
negócio. Por um lado, a introdução da restauração na actividade hoteleira. Por outro lado, a
continuidade e aproveitamento total do espaço na actividade hoteleira.
Por fim, analisa-se a estratégia de CRM a implementar no Benavente Vila Hotel, sendo que
conceitos como gestão do relacionamento com os clientes e comunicação one-to-one estão na
base deste projecto. Os canais de divulgação e as ferramentas de angariação de hóspedes e de
relacionamento com o cliente são aspectos desenvolvidos no projecto, de modo a que os
principais mecanismos de implementação das ferramentas sejam analisados.
en
The following investigation begins by analyzing the various relationship tools used
with clients within Relationship Marketing that may be more appropriate to implement in the
Benavente Vila Hotel.
In order to understand the hotel industry, this project starts by analyzing the nights and
occupancy rates of hotels at an international, national and regional level - the city of
Benavente and subsequently the surrounding areas.
Once the hotel market in Portugal is understood, it is important to comprehend the
manner in which the client relationship tools are used in the hotel industry. The hotel that is
object of analysis, as previously stated, is the Benavente Vila Hotel and it’s characterized as
simple and modern. By describing the swot analysis and marketing strategy we are able to
identify strategic points that should be developed in the hotel.
Seeing that this study is an analysis of the project throughout its development, two
scenarios arise. This is due to specific structures and business strategies that are involved. The
first scenario includes the introduction of restaurants in the hotel industry. The second
scenario consists of the continuation and full use of the hotel space.
Finally, the CRM strategy to be used by the Benavente Vila Hotel is analyzed.
Concepts such as consumer relationship management and one-to-one communication serve as
a foundation for this project. The channels used for divulgation, the tools used to attract
clientele as well as the relationship established are aspects explored in this project so that the
main implementation mechanisms are analyzed.