Título
As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
Autor
Gama, Ana Raquel Barbosa
Resumo
pt
As Instituições de Ensino Superior do século XXI deverão estar cada vez mais
comprometidas com a sua missão de formar profissionais diferenciados, para isso, a
criação de uma cultura de valores deve ser a base de manutenção de sua rentabilidade e
do seu compromisso social. A figura do líder em todos os níveis e em todas as áreas da
organização viabiliza a construção da cultura organizacional com todo seu conjunto de
valores, tradições, crenças, hábitos, normas, atitudes e condutas que marcam a
identidade, a personalidade e o destino da instituição para atingir seus objetivos
acadêmicos, econômicos e sociais.
Cabe ao líder construir e manter uma cultura de trabalho eficaz, criar e
promover de maneira sistemática a lealdade, a confiança entre todos os participantes da
instituição de maneira que as atitudes gerem harmonia organizacional e consolidem a
sinergia entre todos os escalões para incentivar o compartilhamento da visão e o
compromisso com a missão institucional.
Mais do que nunca as IES vêem a necessidade de captar, reter talentos e
alinhar os objetivos individuais aos empresarias. A base da gestão da IES deve estar
assentada em processos humanos que criam ambientes propícios a construção do
conhecimento e ao desenvolvimento de competências. Neste contexto percebe-se a
importância do estudo da gestão de competências para viabilizar as organizações da era do conhecimento.
en
The High Education Institutions from the XXI century should be increasingly more involved with its aim to have accomplished professionals. Thus a value culture
ought to be built as the basis for both the maintenance of their profit and their social
commitment. The portrait of a leader, in every level and in every field of the enterprise, smooths the path to build an organizational culture with its set of values, traditions, beliefs, habits, rules, attitude and behaviour, which highlight its identity, personality and the enterprise destiny so as to reach its academic, economical and social goals.
It is for the leader to build and keep an efficient culture of work, create and
promote, systematically, liability and trust among the enterprise’s personnel in a way
that all this leads to an organizational harmony and strengthens partnership among all
ranks so as to have vision and commitment shared with the institutional goals.
Nowadays, more than ever before, the HEI see the need to capture, retain talents and fit the individual goals to the entrepreneurial ones. The basis of the HEI should be related to human processes that build suitable environments which lead to both knowledge process and skill development. Therefore one can realize the importance to study skill management so one can assist the enterprises in the knowledge era.