Título
Estratégias de liderança na restauração coletiva: estudo de caso
Autor
Florêncio, Sofia Alexandra Marques
Resumo
pt
A competitividade no setor da Restauração Coletiva determina a necessidade da implementação de estratégias de liderança que promovam a retenção e a fidelização de pessoas e que potenciem os melhores resultados.
Este projeto tem como objetivo identificar, em sete unidades de restauração coletiva, as práticas de liderança que potenciem e promovam uma cultura organizacional orientada para a obtenção de resultados operacionais e equipas de alto desempenho.
O estudo incide numa empresa de restauração coletiva que, por motivos de confidencialidade, passa a designar-se Empresa ABC.
Pretende-se sugerir estratégias que visam promover a atração e a retenção de pessoas, assim como propor para os líderes ações que possam utilizar no processo de liderança junto destas equipas. Para elaboração do projeto recorreu-se a uma metodologia de carácter quantitativo, e a recolha de dados foi efetuada através de questionários e de entrevistas a todos os elementos destas equipas.
Os resultados demonstram que os colaboradores, têm a perceção de um Modelo de Cultura Organizacional centrado no Modelo das Relações Humanas, contudo para esta empresa sugere-se que se implementem ações que visem uma orientação mais centrada para os Modelos dos Objetivos Racionais e para os Processos Internos. Em termos de liderança, os resultados evidenciam que nem todos os comportamentos percecionados, são os mesmos que os colaboradores identificam no líder. Em relação às práticas de Gestão de Pessoas, parte dos líderes considera essencial a adoção de outros comportamentos, pelo que se sugere a implementação de ações que visam reter e fidelizar pessoas e obter os melhores resultados.
en
Competitiveness in the Collective Restoration sector determines the need to implement leadership strategies that promote the retention and loyalty of people and that potentiate the best results.
This project aims to identify, in seven collective restoration units, leadership practices that potentiate and promote an organizational culture oriented to achieve operational results and high performance teams.
The study focuses on a collective catering company that, for reasons of confidentiality, is recalled by ABC Company.
It is intended to suggest strategies aimed at promoting the attraction and retention of people, as well as proposing to leaders actions they can use in the leadership process with these teams. To prepare the project, a quantitative methodology was used, and data collection was carried out through questionnaires and interviews with all the elements of these teams.
The results show that employees have the perception of an Organizational Culture Model centered on the Human Relations Model, however for this company it is suggested that actions are implemented aimed at a more focused orientation for the Human Relations Models Rational Objectives and internal processes. In terms of leadership, the results show that not all behaviors perceived are the same as employees identify in the leader. Regarding People Management practices, some leaders consider it essential to adopt other behaviors, so it is suggested to implement actions aimed at retaining and retaining people and achieving the best results.